NOVEMBRO NEGRO

Arte na rua: Quem é o profeta de Búzios?

PROLAGOS 300_250

Conheça e divulgue a sua cidade

Ali está ele. Sentado debaixo de uma árvore na Praça JK, em Manguinhos.  Parte da paisagem urbana de Búzios, O Profeta é uma das esculturas que a artista plástica Christina Motta criou para a cidade.

Mas quem é O Profeta? Quem é o homem por trás da obra de arte? Aquele que perpetua em pleno espaço público, o gesto de ensinar? Duas crianças o escutam. Quem são?

A artista revela. “O modelo para o profeta foi meu marido Manuel Mendes Silva. A menina foi a Nina Paul, que gentilmente posou para mim, e o menino era filho de uns argentinos. Eu me lembro que ele era quietinho, very sweet!”

A artista plástica Christina Motta

O sumiço da bíblia

Criado para contar histórias da Bíblia para as duas crianças, originalmente O Profeta tinha uma grande Bíblia de bronze aberta no colo. Mas com o tempo a Bíblia se soltou da escultura e saiu do lugar. Retirada até que a fundição pudesse soldá-la novamente, a peça foi guardada no gabinete do prefeito.

Escultura sem a Bíblia

“Curiosamente, comecei a gostar mais da escultura sem a Bíblia, mostrando aquele gesto com a mão de um contador de história. Mirinho era o prefeito, conversei com ele e resolvemos deixá-la assim! Até hoje dizem que a Bíblia foi roubada. Não foi não! Está na prefeitura e quem sabe, a qualquer hora podemos pô-la em algum outro lugar”, diz Christina.

Além da escultura O Profeta, Christina Motta também criou para Búzios os Três Pescadores (Armação), a estátua da Brigitte Bardot (Orla Bardot), o Quilombola (Cruzeiro), e as crianças que brincam na Praça dos Ossos acompanhadas por um cachorrinho.

PRENSA 970X250 GOOGLE CONTEMPLADO INTERTEXTO BARRA
Comentários