É possível imigrar legalmente para os EUA sem ter uma oferta de emprego?

Uma das coisas que mais atraem pessoas de todas as nacionalidades aos Estados Unidos da América a cada ano é o seu sólido e diversificado mercado de trabalho. As principais empresas do mundo, além das mais importantes startups, estão sediadas no país e foram responsáveis por gerarem o crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019. Além disso, no cenário antes da pandemia, os Estados Unidos registravam os menores índices de desemprego dos últimos 50 anos.

Mas, você sabia que é possível imigrar para os EUA sem sequer ter uma oferta de emprego antes de sua mudança?! Esse tipo de benefício imigratório é concedido pelo Governo americano a um grupo de profissionais com qualificação acadêmica e experiência comprovadas em áreas de interesse nacional. Por isso, este pleito imigratório (identificado como EB2-NIW) tem se tornado uma das principais portas de entrada na América para profissionais de áreas como TI, engenharia, saúde (médicos, dentistas, fisioterapeutas e enfermeiros), entre outros.

A lógica desse tipo de aplicação obedece a alguns critérios, mas quando a pessoa reúne as características e evidências de sua atuação profissional, as possibilidades de imigrar para os EUA sem uma oferta de emprego e ainda pleitear o desejado green card crescem de forma considerável.

Nestes casos, vale ressaltar aqui, é possível e recomendável que o processo seja iniciado ainda no Brasil. Caso você já esteja nos EUA, e uma vez reunido tudo o que é necessário, o primeiro passo após ter seu processo protocolado será a conquista do combo card. Esse ‘kit’ contém documentos como o Social Security Number (SSN) – uma espécie de CPF nos EUA – e o work permit, que dá ao aplicante a autorização para trabalhar em solo americano.

Para mais informações e contato com nosso escritório, nos envie um direct no Instagram @leaogroup ou uma mensagem no whatsapp: +1 561 859 5914. Temos muito conteúdo também que vai te ajudar a entender melhor como se planejar para imigrar aos EUA em nosso canal no Youtube: Leao Group.

Vale lembrar apenas que este artigo não é uma consultoria jurídica para o seu caso. Tratam-se de informações gerais que se aplicam a todos os que pretendem mudar para os EUA. Para um atendimento personalizado é necessário agendar uma consulta presencial ou online para que seu caso seja avaliado especificamente.

…………………………………………………
Leonardo Leão é advogado de imigração e CEO da Leão Group – um escritório de imigração e negócios internacionais com unidades em Orlando e Boca Raton (EUA), além de Fortaleza e Rio de Janeiro.

Leia também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.