Semana Santa atípica leva fiéis a celebração da paixão de Cristo em casa -Macaé, Cabo Frio e Búzios

Igrejas se organizam para manter programação da quaresma on-line

Missas e celebrações que podem ser acompanhadas pela TV e internet – Foto caririceara

Semana Santa atípica leva fiéis a celebração da memória da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo em casa
Igrejas se organizam para manter programação da quaresma on-line

A Semana Santa tem grande importância dentro do calendário religioso. É o período em que as pessoas preparam ações para lembrar dos últimos dias de Jesus Cristo na Terra, sua morte e ressurreição. Mas este ano será atípico, sem encenações em praças públicas e missas nos templos devido ao coronavírus (COVID-19). As celebrações serão pela internet, televisão ou rádio. Em Macaé, Cabo Frio e Búzios as paróquias já estão com programação definida.

Segundo o pároco Gleison Lima, da Paróquia Santo Antônio de Macaé, em todas as igrejas católicas é obrigatório ter celebração da Instituição da Eucaristia (quinta-feira), Celebração da Paixão (sexta-feira) e Vigília Pascal (sábado). Estas celebrações fazem parte do chamado Tríduo Pascal. Cada paróquia com seus horários e fazem as celebrações on-line.

“Uma situação nunca vista e nem vivida por nós. Este momento em preparação para o Tríduo que culmina com a Ressurreição de Jesus, a Páscoa, está sendo vivido de maneira intensa: estamos tendo os momentos de celebração sendo transmitidos pelas redes sociais, mas também cada um é convidado a fazer seus horários pessoais de oração e preparação. Cada vez que entro para celebrar e vejo aquele espaço vazio, procuro dar uma olhada para todos os lados e perceber que espiritualmente não estou sozinho. Sempre rezamos com toda a Igreja e procuro lembrar de todos aqueles que ocupavam aquelas lugares antes. O que me conforta é que o espaço está vazio, mas não é por falta de fé, é exatamente para favorecer que tudo isso passe rápido e voltemos a nos encontrar em breve. Páscoa é passagem, é vida. É o que queremos tb, celebrar a vida, preservá-la e que tudo isso passe para que possamos seguir com vida em abundância”, destacou o pároco.

Em Macaé, a Igreja de Santo Antônio não está com atividades on-line. Nesta terça (7) tem a Santa Missa, às 19h; na quarta (8) terço em família, às 19h; quinta (9) instituição da eucaristia, às 19h; sexta (10) Celebração paixão, às 15h; sábado (11) Vigília Pascal, às 19h; e domingo (11) Santa Missa, às 9h. Tudo por meio do Instagram e Facebook da paróquia, ambos Paróquia Santo Antônio Macaé.

Em Cabo Frio, a celebração não é diferente. É através do Facebook (/pnsraassncao) que a programação é transmitida, além da TV Litoral News (canal 11) e Rádio Ave Maria. Na terça (7), às 19h, Santa Missa e, às 19h30, Meditação da Via Sacra; na quarta (8), às 19h, Santa Missa e às 19h30 reprise da Procissão do Fogaréu pela Rede Litoral News; na quinta (09), às 20h, na Matriz Auxiliar, será a Santa Missa da Ceia do Senhor, seguida da Oração do Ofício de Trevas; na sexta-feira (10), às 9h, o Sermão do Encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, às 15h, Celebração da Paixão do Senhor, às 17h, as Sete Palavras de Cristo na Cruz e a Reprise da Encenação da Paixão; no sábado Santo (11), às 19h, Missa da Vigília Pascal. As Missas no Domingo de Páscoa (12/04) serão às 10h e 20h.

O padre João Gabriel Camillo Camargo, vigário paroquial, alerta sobre as dispersões nesse momento da quaresma.

“Pelo fato de termos muitas possibilidades de acesso às mídias locais e até do exterior, às vezes a qualidade da nossa vida interior, do nosso recolhimento pode ficar comprometido. O conselho que eu dou é selecionar algum programa e missa para assistir, um livro que fale da Paixão de Cristo, e até mesmo a leitura das sagradas escrituras para não haver dispersão”, sugeriu o padre João Gabriel.

Em Búzios, memória da Paixão e morte de Jesus na Cruz, assim como nas milhares de igrejas pelo mundo começou no domingo de Ramos. Para esta terça (7) tem Vésperas às 17h30, e Santa Missa, às 18h; na quarta (8) Santa Missa, às 18h, seguida de ofício das trevas; na quinta (9) terço de misericórdia, às 18h30, e Santa Missa da Ceia do Senhor, às 19h; na sexta (10) celebração da Paixão do Senhor, às 15h, seguida de meditação da Via Sacra; no sábado (11) Vigília Pascal, às 19h; e no domingo (12) Santa Missa, às 10h. As transmissões serão pelo Facebook (/pascombuzios), YouTube e Instagram.

Leia também Mais do autor

Comentários estão fechados.