Búzios cidade bloqueada: o que está sendo exigido nas barreiras de fiscalização para se entrar no município

Búzios acordou nesta segunda-feira (23), regido pelo decreto nº1.366/2020 que determina o Estado de Calamidade. Entre as inúmeras medidas decretadas pela prefeitura no intuito de isolar o município para evitar a propagação do coronavírus, está a proibição de entrada na cidade, de pessoas que não moram e nem trabalham em Búzios. A partir de agora, todos deverão apresentar documentos que comprovem a moradia e a atividade profissional, para acessar o município.

Duas barreiras foram montadas pela Guarda Municipal nos limites da cidade, para a fiscalização de quem entra em Búzios. Um dos pontos de bloqueio acontece em frente à Praça Quilombola, na Rasa, e o outro ponto está montado próximo ao Centrinho, na estrada para Cabo Frio.

Todos os veículos que chegam estão sendo parados e cada passageiro checado individualmente. Quem mora na cidade deve apresentar um comprovante de residência, emitido por concessionárias de serviços públicos, com data superior a 120 dias, ou o Título de Eleitor, ou ainda uma auto declaração de moradia, com comprovante de residência do locador e do comodante. Moradores de outras cidades que trabalham em Búzios, só poderão entrar se sua atividade for algum serviço essencial. Nesse caso, a pessoa deve apresentar a carteira de trabalho, ou o contrato, ou declaração do empregador, ou contracheque, ou mesmo a portaria de nomeação, em caso de servidor público municipal, cargos oficiais da Segurança Pública Municipal, Estadual e Federal, além de profissionais da Saúde.

Trabalhadores de serviços considerados não essenciais, como vendedores de lojas, e comércio em geral, trabalhadores de hotéis, pousadas e restaurantes, não estão autorizados a entrar, se não forem moradores de Búzios.

De acordo com a prefeitura, a fiscalização de Posturas está percorrendo a cidade, fechando o comércio, além de hotéis e pousadas, e proibindo as atividades dos ambulantes nas praias e nas ruas. A população pode colaborar com este trabalho denunciando estabelecimentos abertos, que estejam exercendo atividades não permitidas nesse momento. As denúncias devem ser direcionadas à Secretaria de Segurança, Coordenação de Posturas, e à Guarda Municipal. A prefeitura solicita que a comunidade fique atenta e denuncie também motoristas de vans que não estejam respeitando o limite de 50% na lotação dos veículos, ou que estejam circulando com as janelas fechadas.

Contato Secretaria de Segurança Pública:
Estrada José Bento Ribeiro Dantas, 12 – Rasa
Tel: (22)2623 6038 – (22)2623 6464
ordempublica@buzios.rj.gov.br
Guarda Municipal Búzios: 153

Leia também Mais do autor

Comentários estão fechados.