Espreguiçadeira de 100 reais nas praias de Búzios vira nota no Globo

Fac-símile  O Globo

Não é a primeira vez que Búzios vira nota na coluna do Ancelmo Goes, em O Globo. Também não é a primeira vez que o assunto é cobrança de preços abusivos nas praias da cidade. Desta vez foi nota publicada no último domingo (19), em que um leitor denuncia a cobrança de 100 reais para a utilização de uma espreguiçadeira na Praia de Geribá.

O secretário de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Armando Ehrenfreund, reconhece que é uma nota bastante negativa, mas que não deixa de refletir a realidade das praias do balneário e que procurará o Procon para “buscar informações na legislação para implantar medidas mais efetivas contra esses abusos”.

A analise feita pela Agência de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) também é negativa. Procurado pela Prensa, Thomas Weber. presidente da empresa, afirmou ser uma prática absurda.

“ Isso é uma brutalidade, a praia é um lugar de todos e não deve existir esse tipo de cobrança, mas, infelizmente, acontece em muitos lugares. Mas há formas de se trabalhar para inibir isso. É colocar de forma clara sinalização em todos os acessos às praias de que essas atitudes são proibidas.”, disse.

Mas Thomas também acrescenta que as prefeituras podem criar uma metodologia para facilitar as denúncias: “Uma ideia é um aplicativo onde o cliente poderia fazer essa denúncia diretamente, se possivelmente filmando e gravando.”.

Uma das ações que o consumidor pode realizar no ato do abuso é chamar a Guarda Municipal pelo 153 e em seguida procurar o Procon e também realizar um registro na delegacia.


Leia também Mais do autor

Comentários estão fechados.