Prolagos apresenta plano de educação socioambiental para Iguaba e São Pedro

Representantes das prefeituras também conheceram o plano verão desenvolvido pela empresa para a alta temporada

Os projetos de educação socioambiental da Prolagos para o próximo ano foram apresentados a integrantes das secretarias de Educação de Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, em visita à sede da empresa.

Durante o encontro, que contou com a presença do diretor executivo, José Carlos Almeida, e do gerente de Responsabilidade Social, Ricardo Azevedo, também foi feito um balanço das ações desenvolvidas em 2019, como Saúde Nota 10, De Olho no Óleo, CaptaAção, Pioneiros e Portas Abertas.

Com foco no desenvolvimento de cidadãos mais conscientes, as iniciativas são voltadas para estudantes de todas as idades, desde o primeiro segmento do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Um dos destaques apresentados foi o projeto CaptaAção, que tem como objetivo estimular o pensamento crítico e reflexivo, a criatividade e a inovação dos jovens por meio da imersão cultural, como exposições, exibição de filmes e oficinas. Desenvolvido em parceria com a Casa Scliar, o projeto, neste ano, abordou o descarte inadequado de lixo. “O tema para 2020 ainda não foi definido, mas queremos relacionar aos 100 anos de Carlos Scliar, um artista plural, engajado socialmente e que se preocupava com o meio ambiente”, explicou Francine Melo, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

Lançado neste ano durante as comemorações pelo Dia do Meio Ambiente, o programa De Olho no Óleo, que orienta a população a descartar corretamente o resíduo, se desdobrou em uma gincana entre as escolas, mobilizando pais, alunos e professores. A primeira edição foi realizada em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia e a expectativa é que seja levada as outras cidades da área de concessão. No município aldeense, a vencedora foi a Escola Municipal Dulcinda Jotta Mendes, que coletou mais de 700 litros de óleo, dos 1,8 mil arrecadados. Durante três meses, alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública se mobilizaram para recolher o material. Os vencedores ganharam uma visita passeio ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Representando a Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia, a coordenadora de Ciências, Marcielli Pereira, enfatizou a importância desses projetos. “A parceria com a Prolagos é essencial na busca de incentivos para professores e alunos. As ações desenvolvidas pela empresa nos ajudam a resgatar os jovens e dar uma oportunidade de futuro para eles”, afirmou.

Realizado desde 2012 pela Prolagos, o programa Saúde Nota 10, que já impactou cerca de 50 mil pessoas, está confirmado para o ano que vem. O projeto leva para a sala de aula informações sobre a importância da água tratada para o consumo humano, o papel de cada cidadão na preservação dos recursos hídricos, do meio ambiente e os benefícios do esgoto tratado para a saúde.

Neste ano, o Saber Faz Bem, que promove visitas guiadas a unidades operacionais, e que já recebeu mais de 30 mil pessoas, passou a ser chamado Portas Abertas, atendendo todos os interessados em conhecer os sistemas de água e esgoto. Durante a reunião, o secretário de Educação de Iguaba Grande destacou que o bom relacionamento entre os setores público e privado é benéfico para toda sociedade. “A parceria entre a prefeitura e a Prolagos vem de muito tempo e com ela conseguimos desenvolver muitas atividades junto aos estudantes. Isso traz consciência social, tecnologia, novas visões e amplia os horizontes dos nossos alunos”, disse Fred Carvalho.

Plano Verão também foi apresentado

Durante o encontro, os representantes também conheceram o Plano Verão desenvolvido pela Prolagos em parceria com os municípios. O planejamento tem como objetivo amenizar o impacto do aumento do consumo de água por conta da superpopulação. No ano passado, por exemplo, a concessionária registrou pico de 1,2 milhão de pessoas entre o Natal e o Ano Novo, um recorde para o período.

As ações incluem manutenções preventivas nas estações de tratamento de água e esgoto, instalação de 21 conjuntos de bomba para aumentar a pressão na rede, limpeza e troca de equipamentos, aquisição de novos geradores e aparelhos. O gerente de Operação de Águas, José Vicente Marino, destacou a forte preparação da empresa para esse momento. “A nossa região tem excelentes atrações turísticas e isso muito importante para a economia local. Mas é essencial nos prepararmos para recebê-los, por isso, todos devemos tomar as medidas necessárias, como verificar as instalações hidráulicas, fazer a limpeza de cisternas e caixas d’água e, principalmente, mantê-las cheias antes da chegada dos turistas”, comentou.

Além do Operacional, o setor Comercial também preparou esquema especial de atendimento para a alta temporada. A partir do dia 14 deste mês as lojas vão funcionar aos sábados, das 8 às 12h, e contarão com o reforço de equipe extra e totens de autoatendimento. Além disso, os clientes podem fazer qualquer solicitação por meio do ‘Águas APP’, que dá acesso a débitos automático, informações sobre abastecimento, segunda via de conta e pagamentos. O WhatsApp vai funcionar 24 horas por dia e o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) também estará disponível pelos números 0800 70 20 195 e (22) 2621-5095.

Leia também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.