Procon Rio das Ostras orienta consumidores para a Black Friday

Para evitar problemas e transtornos com as compras no Black Friday, período que marca o início da temporada de compras natalinas com significativas promoções no comércio de uma forma geral, o Procon Rio das Ostras elaborou uma série de dicas para orientar os consumidores  a fazer bons negócios, sem nenhum tipo de arrependimento.

De acordo com a coordenadora executiva do Procon Municipal, Amanda Carnevale, pesquisar os preços antes de comprar, até o dia da Black Friday, é a primeira dica do Procon. “Nossa equipe de fiscais estará na rua no dia 29 para atender a demanda do público e fazer visitas aos estabelecimentos a fim de constatar qualquer irregularidade. Para maiores esclarecimentos e reclamações procure o Procon, para que possamos orientá-lo melhor”, declarou.

Seguem as dicas:

– Recomenda-se que o consumidor faça uma lista dos produtos que precisa ou deseja comprar, e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.

-Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

-O consumidor deve evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.

-Sempre duvidar de preços absurdamente mais baixos e compra apenas em boleto bancário.

-Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.

-Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

-Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, o consumidor deve verificar se o preço será alterado no carrinho virtual, e se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.

-De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem sete dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).

O Procon Rio das Ostras fica no Centro de Cidadania, situado à Rua das Casuarinas, nº 595, no Âncora. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h, e o telefone para informações é (22) 2771-6581.

Leia também Mais do autor

Comentários estão fechados.