Alunos da escola Prof. Oswaldo Santa Rosa ganham gincana de Olho no Óleo, em Cabo Frio

Concurso arrecadou quase 4 mil litros de óleo de cozinha usado. Vencedores foram anunciados durante abertura da IV Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

Marcia Almeida_Sec de Educação_ Prefeito Adriano Moreno e Bruna Knauft Teixeira coord. do Cogetei exibem o diploma da escola vencedora / foto divulgação

Treze escolas, 28 turmas e 3.944 litros de óleo de cozinha usado longe das redes de esgoto e drenagem. Este foi o resultado da Gincana De Olho no Óleo entre as escolas municipais de Cabo Frio. Com 450 litros de óleo arrecadados, a turma 500 da escola Prof. Oswaldo Santa Rosa, na Ogiva, foi a vencedora e ganhará uma visita-passeio ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A gincana foi realizada pela Prolagos em parceria com a Secretaria de Educação de Cabo Frio e durante três meses movimentou alunos do 4º e 9º anos, além de comunidade escolar.

A unidade campeã foi anunciada pelo diretor-presidente da Prolagos, Sérgio Braga, durante a abertura da IV Semana Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pela Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei). “Ficamos felizes com a mobilização dos estudantes que se empenharam para participar deste projeto. A gincana extrapola os muros das escolas e contribui para a formação de uma geração mais consciente da sua relação com a preservação do meio ambiente”, comentou Braga.

O óleo de cozinha usado é um dos principais causadores de entupimento e extravasamento de esgoto nas redes públicas. O concurso visa educar crianças e adolescentes sobre os danos que o produto causa quando é despejado incorretamente nas redes públicas de esgoto e água pluvial, como entupimentos das tubulações e atração de pragas que podem causar doenças. “A escola é um espaço importante para desenvolvimento de vários saberes e a educação ambiental é um deles. Toda a sociedade precisa ter o compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente. Recebemos este projeto com muita alegria, pois a gincana despertou nos alunos e, consequentemente, nas famílias essa consciência do descarte adequado do óleo”, comentou a secretária de Educação de Cabo Frio, Márcia Almeida.

A Gincana De Olho no Óleo é um desdobramento da campanha homônima lançada pela Prolagos neste ano, que transformou todas as lojas de atendimento em ecopontos para receber garrafas com o resíduo. A iniciativa é em parceria com a ONG Reciclóleo, responsável pela coleta do resíduo e sua correta destinação, como a venda para a produção de biodiesel e fabricação de sabão. Parte do valor é destinado para a aquisição de material esportivo para projetos sociais.

Além do concurso entre os colégios cabo-frienses, a Prolagos também promoveu a gincana no município de São Pedro da Aldeia, cuja campeã foi a E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, que coletou mais de 700 litros de óleo dos 1,8 mil arrecadados entre as seis escolas participantes. Todas as escolas participantes receberam oficina de sabão produzido a partir do óleo usado, realizado pela ONG Reciclóleo. A competição também movimentou os restaurantes participantes do Festival Sabores de Cabo Frio.

Concessionária na IV Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

Entusiasta da inovação e incentivadora da criatividade entre seus colaboradores no desenvolvimento de soluções para aumentar a eficiência no saneamento, a Prolagos também participa da quarta edição da Semana de Ciência, que segue até sexta-feira, 1º de novembro, com o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. Nesta quarta, 30 de outubro, a atividade acontece na Praça do Jardim Esperança, e na quinta, 31, em Tamoios, em frente ao Shopping Una Park. Na sexta (1ª), o encerramento das atividades será com a realização da 1ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femucti), na Universidade Estácio de Sá, das 10h às 15h. No primeiro dia, 29, a concessionária levou o laboratório móvel para a Praça de São Cristóvão.

Diploma – Por contribuir e apoiar na difusão da ciência em Cabo Frio, a Prolagos recebeu o Diploma Otime Cardoso dos Santos, oferecido pela Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei), durante a abertura da IV Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, na noite de terça-feira (29), no Charitas. A homenagem foi recebida diretor-presidente Sérgio Braga, Francine Melo e Ricardo Azevedo, da área de Responsabilidade Social da empresa.

Patrono do diploma, Otime Cardoso dos Santos, prefeito de Cabo Frio no período entre 1970 e 1972, é considerado um visionário ao pensar no desenvolvimento dos jovens da região ao ceder o terreno implantação da Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos), na década de 1970.

Leia também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.