Flamengo x Santos

Os Gringos decidem o turno

O campeonato brasileiro de futebol de 2019 tem hoje uma decisão. Flamengo X Santos jogarão às 17h no Maracanã e o confronto diz muito sobre o torneio. O vencedor sairá como campeão do turno, embora isso não dê o troféu tampouco garanta o título. Entretanto, desde 2004, quando o sistema de pontos corridos foi adotado pela competição, somente em 2008, 2009, 2012 e 2018 a equipe que terminou o 1º turno como líder não levantou o caneco de Campeão Nacional. E isso, amigos, já diz muito sobre o jogo.

Além disso, Flamengo e Santos têm hoje as equipes mais arrumadas do futebol brasileiro. O primeiro se encontrou dentro do trabalho do técnico português Jorge Jesus, o Mister. E assim vem encantando seus torcedores com um futebol arisco e faminto de gols. O Santos, com menor poder econômico, trouxe o técnico argentino Jorge Sampaoli e montou um quebra-cabeças com jogadores vindos da Europa, outros que saíram de clubes brasileiros – inclusive do próprio Flamengo como Pará e Uribe – e assim mostrou mérito e qualidade de conjunto, porque ninguém passa algumas rodadas como líder por acaso.

Outro motivo para dar importância ao confronto será a grande quantidade de torcedores de outros clubes que assistirão ao confronto. O Santos, pela lendária figura de Pelé é o clube brasileiro mais conhecido no mundo. Mas o Flamengo pela força de sua torcida que muito bem podia ser a população de um país inteiro e o planejamento econômico robusto dos últimos anos quer se tornar a maior potência do futebol sul-americano.

É o passado e o presente num combate de encher os olhos. Ainda bem que eu estou vivo para ver.

*Rafael Alvarenga é professor de filosofia e apaixonado por esportes

Leia também Mais do autor

Comentários estão fechados.