Copa do Mundo de Basquete

A Bola vai subir...

A partir de hoje – 31/08 – a bola vai subir a nível internacional! É que começa o Campeonato Mundial de Basquete masculino na China. São 32 seleções e além do título há a disputa de sete vagas diretas para as Olimpíadas de 2020 que ocorrerão em Tóquio.

A FIBA (Federação Internacional de Basquete) tenta fazer uma cesta de três com a propaganda e por isso anda dizendo que esse é o maior Campeonato da história. Há quem discorde. Mas se olharmos para os números vamos entender: Antes só o campeão garantia vaga direta nos Jogos Olímpicos. Agora são duas vagas para as Américas e duas para a Europa, além de uma para cada: Ásia, África e Oceania. E mais, os outros 16 países mais bem colocados ganham vaga para disputar o pré-olímpico.

Os EUA vêm tentar o Tri campeonato. Já o Brasil está no Grupo F onde há a pedreira e cabeça de chave Grécia, além de Montenegro e Nova Zelândia. Em termos de disputa de vaga direta para as Olimpíadas a seleção canarinho briga com Venezuela, Argentina, Porto Rico, Canadá e Rep. Dominicana (é difícil apostar que uma das vagas não será dos EUA).

Nossa seleção estreará no dia 1º de setembro às 5h, horário de Brasília, contra a Nova Zelândia. Vale lembrar que a Grécia é considerada favorita no grupo onde só se classificam duas equipes para a próxima fase. Desse jeito, é vencer ou vencer a Nova Zelândia que, possivelmente, será o adversário mais fraco. E depois disputar com Montenegro, que não é boba, a segunda vaga.

Vai ser difícil. Mas vale a nossa torcida!

*Rafael Alvarenga é professor de Filosofia e apaixonado por esportes

Leia também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.