Naturalização planejada de atletas

Nos últimos meses a naturalização de atletas feita por EUA e China me chamou a atenção. Pois é um casamento onde o atleta ganha em oportunidade, estrutura e salário enquanto o país que os adota ganha em planejamento político-esportivo futuro.

A China, que anda a passos largos como potência econômica, disputou apenas uma Copa do Mundo de futebol, 2002. Mas já entendeu que como potência deve disputar espaço em tudo, inclusive no futebol – um dos esportes mais rentáveis do planeta. Pensando nisso, os chineses estão de olho nas Eliminatórias para a Copa de 2022, que começam em setembro deste ano. Mas como reforçar um time que anda mal das pernas? Naturalizando pernas inglesas: Yennaris; norueguesas: Saeter; e também brasileiras: Elkson (Esse com o processo de naturalização mais adiantado), Ricardo Goulart, Alan, Aloisio e Fernandinho.

Já os EUA vem naturalizando atletas de MMA (artes marciais mistas) visando uma futura inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos. Nesse caso, sabemos da naturalização de atletas como Vítor Belfort em 2018 e Anderson Silva 2019. Ambos atraídos sob o pretexto de estar no coração do UFC (ultimate fighting championship), irão preparar o terreno para que atletas estadunidenses habitem o topo do pódio por gerações.

Com esses dois exemplos, meu objetivo não é demonizar a China e os EUA. É sim, mostrar que esporte é coisa séria, planejada em longo prazo, garantindo ao atleta estrutura para treinos e profissionalização. Porque o atleta, quando treina, está trabalhando, seja para um clube ou para um país, está trabalhando!

*Rafael Alvarenga é professor de Filosofia e apaixonado por Esportes

Leia também Mais do autor

1 comentário

  1. Sérgio Basílio Diz

    Boa tarde! !
    Venho solicitar a possibilidade de ser feita uma matéria sobre o 1*Torneio Aberto de Downhill para iniciantes e demais categorias, nos dias 14 e 15 de setembro, a partir das 08:00 horas da manhã, no morro de Costa Azul na Cidade de Rio das Ostras.
    O referido Evento tem o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, a Cronometragem será Eletrônica, temos alojamento para os Atletas Pilotos devidamente inscritos.
    Maiores informações :
    Sérgio Basílio – Presidente da Federação de Bicicross e Esportes afim do Estado do Rio de Janeiro.
    2197623 9766;
    2299790 0622.
    Desde já agradeço! !!

Comentários estão fechados.