Prolagos realiza aula inaugural do Pioneiros

Para os 30 alunos da rede pública de ensino da Região dos Lagos, a tarde de terça-feira foi marcada pelo início de uma jornada em busca de conhecimento. A Prolagos realizou o primeiro encontro do programa Pioneiros, que tem como objetivo capacitar estudantes para o mercado de trabalho. Os jovens foram recebidos pela equipe de Responsabilidade Social e pelo diretor executivo José Carlos Almeida, que bateu um papo com os selecionados.
“O nosso propósito com o Pioneiros é participar efetivamente da vida e formação desses jovens. O que vão aprender aqui é único, pois terão a oportunidade de conhecer direto da fonte o mundo do saneamento sob a orientação de ótimos profissionais, todos altamente qualificados. Os ensinamentos passados aqui servirão de base para toda vida, inclusive no desenvolvimento pessoal, porque são conceitos fundamentais como liderança, ética, comunicação, planejamento, responsabilidade socioambiental, tecnologia, enfim diversos conteúdos que farão diferença na carreira dessas pessoas”, disse José Carlos.
Durante o primeiro encontro, os estudantes se apresentaram e conheceram a estrutura da concessionária. Gabriel Assumpção, de 17 anos, do Colégio Municipal Profª Elza Maria Santa Rosa Bernardo, de Cabo Frio, vê o programa como uma oportunidade de se qualificar. “Entrei no Pioneiros com a ideia de aprender mais, pois é uma chance de ver como funciona a rotina das pessoas e como cada área trabalha. Estou bem animado”, afirma o jovem.
Ao todo, serão realizados 12 workshops, incluindo visitas às unidades operacionais. As próximas aulas abordarão os temas: Liderança e Protagonismo e Introdução ao Saneamento. As atividades acontecem às terças e quintas, das 14h às 18h, na sede da empresa, em São Pedro da Aldeia.
Após a imersão no conteúdo, eles terão o desafio de elaborar um projeto que contribua com o saneamento no bairro em que vivem. Os autores das três melhores propostas ganharão um tablet e se credenciarão para a etapa nacional, concorrendo com representantes de outras concessionárias do grupo Aegea, holding de saneamento. Os finalistas disputarão o Prêmio Eficiência e Tecnologia da Aegea, na categoria Jovens Pioneiros, na qual concorrem estudantes de todo o país.
Vivian Moreira, de 18 anos e aluna do Colégio Estadual Miguel Couto, de Cabo Frio, saiu da aula ansiosa para as próximas etapas. “O primeiro dia foi muito bom, já deu para ver o que vamos estudar daqui para frente. Estou pensando no que posso fazer no projeto, porque além de ser uma oportunidade para ajudar o meu bairro, é uma chance de me destacar quando entrar no mercado de trabalho”, comenta Vivian.

Leia também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.