Porto de Macaé será tema de palestra no Sindipetro NF dia 23

Foto reproduz projeto do Terminal Portuário em Macaé / Foto: Reprodução

“O Porto de Macaé e a região Norte Fluminense” será o tema de palestra que será realizada no próximo dia 23 (terça-feira) na sede do Sindipetro NF (Sindicato dos Petroleiros) do Norte Fluminense. A palestra será proferida pelo professor Roberto Moraes, às 18h30. Moraes é engenheiro e professor titular do IFF (ex-CEFET-Campos), além de pesquisador atuante nos temas petróleo-porto, espaço-economia e geopolítica da energia e membro da Rede Latino Americana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política.

É também criador do blog que leva seu nome e é um espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre economia, política e desenvolvimento.

Na palestra, Roberto Moraes vai debater a instalação do Terminal Portuário de Macaé (Tepor), quais os impactos que a cidade poderá sofrer e quais possibilidades de desenvolvimento, relacionando com a experiência do Porto do Açu, que está localizado também na região Norte Fluminense.

Segundo a organizadora da palestra, Coordenadora do Departamento de Formação do Sindicato, Conceição de Maria, desde 2015, Macaé discute a possibilidade da vinda do Porto para o município. Durante um dos congressos da categoria petroleira, o professor disse que se tratava de mera especulação e interesses dos governantes, além disso,  ambientalistas macaenses se manifestaram contra a instalação do Porto”. Por isso e por se tratar de uma demanda da sociedade  o sindicato decidiu trazer o tema para debate.

“Como sindicato temos que debater porque  no momento do desmonte da Petrobras o Porto não seria uma ilusão”, questionou  Conceição de Maria. A palestra é aberta ao público.

Leia também Mais do autor

Comentários estão fechados.