Frente Parlamentar em Defesa das Bibliotecas e da Promoção do Livro e da Leitura

Será reinstalada nesta sexta-feira (07/06), às 16h, na Biblioteca Parque (Av. Presidente Vargas, nº 1261, Centro/RJ), a Frente Parlamentar em Defesa das Bibliotecas e da Promoção do Livro e da Leitura da ALERJ, criada na legislatura passada pelo deputado estadual Waldeck Carneiro, que a continuará presidindo. “Precisamos discutir a democratização do acesso ao livro e à leitura. Em Niterói, como Secretário de Educação, fui responsável pela implementação de inúmeras Bibliotecas Populares Públicas e do Salão da Leitura daquela cidade. Como deputado, tenho procurado ampliar e qualificar esta rede de equipamentos”, afirma o parlamentar.

O mandato do deputado Waldeck aprovou a Lei 7383/2016, que obriga a instalação de bibliotecas escolares em todas as unidades públicas e privadas de educação básica no Estado do Rio de Janeiro até 2020. “Além disso, temos o Projeto de Lei 597/2015, que tramita na ALERJ, que pretende instituir o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares do Estado do Rio de Janeiro (SEBE-RJ), com objetivo de integrar as bibliotecas escolares da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro e que será gerenciado por profissionais bibliotecários”, informa Waldeck.

Participarão do evento, além de Waldeck, Marcos Luiz Miranda, da UniRio, presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia; Luciana Manta, do Sindicato dos Bibliotecários do Estado do Rio de Janeiro; Pedro Gerolimich, Superintendente de Leitura da Secretaria de Estado de Cultura do Rio; Eliomar Coelho, presidente da Comissão de Cultura da ALERJ; Marcelo Marques de Oliveira, presidente do Conselho Regional dos Bibliotecários; Raquel Menezes, presidente da Liga Brasileira de Editoras; Rui Campos, proprietário da Livraria da Travessa; e a professora Márcia Pessanha, da UFF e da Academia Fluminense de Letras, representando as academias literárias do Estado do Rio de Janeiro.

Leia também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.