Equipe de Búzios consegue medalha no estadual de canoa havaiana

Pela primeira vez na história uma equipe da cidade recebe uma medalha. A Búzios Va'a levou a medalha de bronze na categoria feminina +60. Algumas categorias não puderam entrar no mar devido as condições ruins e falta de equipe de resgate adequada.

fotos Anna Roberta Medhi

No último domingo (19) foi realizado a primeira etapa do estadual de canoa havaiana em Búzios, no Rio de Janeiro. Entretanto, pelas condições do mar, algumas categorias não puderam entrar na água. A organização do evento estudou as condições e decidiu cancelar boa parte das provas. Apenas as categorias Iniciante Feminino e o +60 entraram na praia da Marina.

Segundo a organização do evento, estavam no local quatro barcos de apoio, uma ambulância a disposição exclusiva do evento, equipe de enfermeiros e médicos, além da equipe do hospital a postos diante de qualquer ocorrência com atletas . Um píer a disposição na BR Marina em qualquer evento de emergência. Estimou-se cerca de 1300 pessoas participando do evento.

Segundo Antonio Carlos, da Federação Estadual de Canoa Havaiana do Rio de Janeiro, explicou que “Em Búzios foi realizada a primeira etapa da sequência da competição, que se divide em quatro etapas. Depois de 10 anos, trouxemos de volta à Búzios com 830 atletas, 35 equipes batendo todos os recordes. Fizemos ajustes na competição para que a segurança fosse prioridade. Garantimos para o próximo ano”, explicou à reportagem.

Um dos competidores e que participou da reunião, o atleta Rômulo do Clube de Canoa Havaiana Búzios Va’ar explicou o porque do cancelamento das provas. “O mar estava com condições inseguras para competir e foi decidido pelo cancelamento. Qualquer acidente afetaria diretamente a todos os clubes do estado e o mais seguro e viável foi o cancelamento do evento. Por falta de apoio de segurança adequado também, o socorro tardio em caso de emergência, com duas traineiras que são dos barcos lentos achamos inseguro na questão do suporte”, disse.

O circuito estadual conta com 4 etapas e Búzios sediou a primeira, após 10 anos. Ao todo foram 830 atletas, 35 equipes federadas. O representantes da federação do estado, Antonio, deu um panorama sobre o evento e garantiu que a cidade sediará também em 2020. “Tivemos que fazer uns ajustes de segurança, que é prioridade. Mas foi uma grande festa, tivemos essa grande oportunidade de trazer os atletas para essa festa linda e já estamos garantindo para o próximo ano”, relatou.

Pela primeira vez na história uma equipe de Búzios levou uma medalha em competições. A Búzios Va’a levou a medalha de bronze na categoria feminina +60. Todos os clubes do município competiram.Lembrando que apenas as categorias femininas e +60 entraram na água.

Confira a colocação geral:

Premiação da Equipe Master 60 masculinos
Praia Vermelha VAA Clube, medalha de ouro.
Koa Brasil, medalha de prata.
Esquilo Esportes de Copacabana, medalha de bronze.

*Categoria Master 60 Mista*
Ka Hu Paddle Club

*Categoria Master 60 Feminina*
Niterói HOE, medalha de ouro.
Prata Moai VA A
Buzios Va’a, medalha de bronze.

* Categoria Junior Feminina*
HENa Lu Roots Cabo Frio, medalha de ouro

*Categoria Estreante – Feminina Cabo Frio*
SOU Va’a, medalha de ouro
Hena Lu Cabo Frio, medalha de prata.
HOa Aloha Cabo Frio, medalha de bronze

Leia também Mais do autor

Comentários estão fechados.