Pode ter dobradinha Freixo e Benedita para a Prefeitura do Rio

Os dois parlamentares de esquerda se elogiaram mutuamente e consideraram possível a articulação

Anunciada pela colunista do jornal Extra, a jornalista Berenice Seara, a possível parceria entre o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) e a também deputada federal, e ex-governadora do Rio, Benedita da Silva (PT) para a Prefeitura do Rio está agitando os militantes de ambos os lados e aponto a possibilidade de uma composição forte à esquerda.

Se procurado pelo Extra Freixo teceu elogios a Benedita, frisando a sua história de luta e se declarando honrado, mas desviando que ainda é cedo para definições, procurada pelo Prensa Benedita também elogiou o parlamentar, em especial a sua coragem.

Benedita também comentou sobre a importância de uma união mais concisa entre a esquerda, mas também apontou que uma articulação como está exige mais aprofundamento, tendo em vista sempre o melhor para o Rio de Janeiro.

Na última eleição municipal, o psolista conseguiu chegar ao segundo turno contra Marcelo Crivella (PRB), mas obteve apenas 40% dos votos válidos.

Entre outros feitos em sua trajetória, Benedita da Silva assumiu o governo do Estado do Rio em 2002, quando Garotinho deixou o cargo para concorrer à Presidência. Mesmo com pouco tempo de Governo, tomou uma decisão inédita, que marcou sua trajetória. Ela nomeou 20% de negros para o primeiro escalão, além de implantar a lei de cotas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Sua carreira política começou em 1982, já articulada com os movimentos de mulher, negro e comunitário, foi eleita a primeira vereadora do PT e também a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores da cidade do Rio de Janeiro.

Leia também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.