7 lugares incríveis na Região dos Lagos que você precisa conhecer

Conheça os lugares mais bonitos para visitar na Região dos Lagos em uma viagem desbravando locais históricos, de belezas naturais e também as criadas pelo homem.

Por: Laís Vargas & Lucas D’Assumpção 

Que o Brasil é lindo e tem diversos lugares incríveis todos sabem. E, obviamente, a nossa Região dos Lagos não poderia ser muito muito diferente. Mas, as vezes, no meio da rotina, esquecemos de reparar como algumas ruas e locais onde circulamos no nosso dia a dia são bonitos e como devemos olhar sempre para eles com ‘outros olhos’ para assim poder apreciar verdadeiramente a sua beleza. Assim, para lembrar das paisagens (naturais ou não) formidáveis, o Prensa de Babel selecionou alguns pontos mais interessantes da Região dos Lagos que valem a pena serem vistos sempre que possível: 

Passagem – Cabo Frio

O bairro da Passagem, em Cabo Frio, é um dos pontos mais visitados na cidade. Local histórico do município, foi o primeiro bairro a ser construído, há quase 400 anos. No cenário, vias antigas e estreitas forradas de pedras portuguesas e paralelepípedos, árvores frondosas, pracinha, igreja de São Benedito, barcos de pescadores… Por lá fica o Beco do Príncipe, um arco no meio de um casarão colonial que leva à praia. E ainda tem pousadas, restaurantes e bares com música ao vivo e que espalham mesas ao redor do Largo de São Benedito. A Passagem fica no encontro do fim da Avenida Assunção (uma das principais da cidade) com o início da Avenida do Contorno (que vai dar na Praia do Forte).

Av. Beira Rio – Barra de São João

Um dos mais belos conjuntos arquitetônicos no estilo colonial da região e bem similar com a arquitetura do Bairro da Passagem, em Cabo Frio, a Avenida Beira Rio, em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, é onde nasceu o poeta que dá nome a cidade. O local é datado da primeira metade do século XIX. Os proprietários dos casarios antigos desfrutam de uma linda vista do rio São João, principalmente no horário do pôr do sol, e os visitantes podem compartilhar dessa paisagem também. É um ótimo lugar para um passeio em família à beira rio, um pic-nic ou uma pescaria. Também existem no local  restaurantes, uma biblioteca municipal e o Museu Casimiro de Abreu.

Em relação ao período histórico: As árvores centenárias são testemunhas vivas de um período em que o local era a principal rua de comércio da cidade. As palmeiras imperiais reforçam a passagem de Dom Pedro e sua comitiva por ali. Elas representavam status e poder no período monárquico. Era preciso alvará para plantá-las. Apenas grandes fazendeiros tinham a espécie em suas terras, ou por onde passasse o imperador.

Pela Av. Beira-Rio passou também o naturalista Charles Darwin, o cientista britânico que criou a teoria moderna da evolução. Darwin explicou a evolução das espécies por meio da seleção natural, onde os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes.

Na avenida também está a Praça do Canhão, um local que conta com a antiga ‘bica’, onde os moradores de Barra de São João pegavam água para o consumo em suas casas.

Boulevard Canal – Cabo Frio

Um dos pontos mais movimentados na noite de Cabo Frio. Com bares e restaurantes, o local é frequentado por todas as idades. De dia, oferece passeios de barcos (escunas) no Terminal Marítimo e visitas culturais ao espaço Carlos-Scliar. Apresenta ainda um dos principais pontos gastronômicos da Região dos Lagos com restaurantes de diferentes culinárias (italiana, japonesa, brasileira e francesa) e adegas. O Boulevard Canal fica localizado na Rua dos Pescadores, no Centro da cidade, é um dos muitos lugares incríveis da cidade.

Rua das Pedras – Armação de Búzios

Principal ponto turístico de Búzios depois das praias, a Rua das Pedras atrai uma multidão de turistas. O local é repleto de boas lojas, restaurantes, bares, cafés, agências de turismo e hotéis. É ponto quase obrigatório entre os visitantes. Apesar de a Rua das Pedras ser um trajeto de apenas 600 metros destinado à circulação de pedestres, na prática ela vai muito além desse curto trecho. A rua engloba vários quarteirões ao redor, que seguem o mesmo clima elegante e charmoso. O conjunto desses quarteirões funciona como uma grande área de entretenimento. Um verdadeiro shopping a céu aberto, com gente bonita, boa música e muitas opções para diversão. 

Mar do Norte – Rio das Ostras

A localidade de Mar do Norte em Rio das Ostras é um lugar especial pela beleza e diversidade de atrativos. No ano passado, ganhou o primeiro Circuito Permanente de Caminhadas na Natureza que tem como principal atrativo as rochas à beira-mar que contém mais de 80 petróglifos, que são representações gravadas pelo homem nas pedras.

Os desenhos começaram a aparecer em Rio das Ostras na década de 90, na mesma época em que surgiram outros sinais geométricos pelo mundo, associados a Extraterrestres. Depois de estudos foi descoberto que as imagens foram feitas pelo homem.

Mas eles estão lá. Desenhos geometricamente perfeitos e que retratam principalmente mandalas e animais. Mar do Norte fica dentro do Monumento Natural dos Costões Rochosos, unidade de conservação de Rio das Ostras que engloba três praias e cinco ilhas, e portanto, protegida por leis ambientais. Por isso o artista desconhecido encerrou sua produção de petróglifos.

O que são esses desenhos? Quase todos os continentes tem petróglifos, com exceção da Antártida, e os mais antigos datam de 12 mil anos. São imagens geometrizadas que traduzem algum tipo de língua ritual ou simbólica, que no caso particular de Mar do Norte, virou um tipo de lenda urbana, mas que torna a praia de Mar do Norte ainda mais paradisíaca e bela.

Monumento Natural dos Costões Rochosos – Rio das Ostras

O Monumento Natural dos Costões Rochosos, é uma extensa faixa de rochas compreendida entre a Praia da Joana e a Praça da Baleia. Foi transformada em reserva ecológica pela prefeitura de Rio das Ostras e possui grande riqueza de fauna e flora, além de uma bela vista do nascer do sol do Mirante da Praça da Baleia. Muitos turistas e moradores observam a beleza de suas pedras e veios de água de cima do Mirante ou fazem trilhas sobre suas pedras, porém não sabem da sua importância ecológica para o município. É um grande ponto de visitação e apreciação local.

Praia do Pecado – Macaé

Uma bela paisagem na cidade de Macaé. Ótima opção para os amantes da natureza, que encontram aqui a oportunidade de admirar e curtir as belas paisagens que essa praia reserva. Com vários prédios próximos, além de admirar a beleza da praia e do mar aberto, também é possível caminhar e andar de bicicleta na ciclovia. Localizada ao lado da Praia dos Cavaleiros, fica também na região central da cidade, onde se pode encontrar um variado comércio. Também há uma parte que se encontra próximo a Lagoa de Imboassica que deixa o local com um visual de tirar o fôlego. A Praia do Pecado também possui uma faixa de areia extensa, água clara e bem azuis, calçadão e ciclovia ótimos para passeio e prática de esporte.

Leia também Mais do autor

1 comentário

  1. Joao Diz

    Falta lagoa de araruama

Comentários estão fechados.