Búzios se prepara para a alta temporada, com movimento ainda devagar.

Setores como hotelaria e comércio apresentam vagas de empregos temporários em número menor em relação aos anos anteriores.

O verão está chegando e com ele se inicia a temporada de oportunidades de emprego, alto fluxo de pessoas na cidade e o tão esperado movimento para o comércio, hotelaria, restaurantes, transporte e todos os segmentos que dependem do turismo em Armação dos Búzios.

Entre os preparativos, a Prefeitura de Búzios organiza no dia 17, no Ginásio Poliesportivo do INEFI, na Rasa, uma Audiência Pública sobre estratégias de ordenação das praias para o verão, numa iniciativa entre a Secretaria Meio Ambiente e Pesca de Búzios e o MPF. A audiência busca debater ideias e buscar soluções, baseado no Projeto MPF Praia Limpa, conciliando a diversão nas praias com sustentabilidade. O encontro terá a participação de representantes do governo, procuradores do MPF e representantes da sociedade civil.

Para avaliar como será o verão e ter acesso a dados no futuro, a Prefeitura de Búzios, em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico estará utilizando o Censo de Turismo, que teve início em 2017. A ferramenta procura atualizar as informações sobre hospedagem e agências de turismo da cidade, detalhando características de mais de 500 pousadas, hotéis e hospedarias.

Entre as particularidades, destacam-se critérios como acessibilidade ou aceitação de animais levados pelos hóspedes, utilizando o Cadastur, Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no ramo turístico, desenvolvido pelo Ministério do Turismo. O Cadastur também atua destacando a legalidade e credibilidade das hospedarias e agências de turismo que são estão cadastradas no sistema.

Com a crise econômica em todo o país e no nosso país vizinho Argentina, que traz grande vulto de turistas para Búzios, o movimento começa timidamente e com isso a abertura de vagas de emprego se encontra menor do que nos anos anteriores: “As solicitações de contratações por parte dos estabelecimentos está quase parada. A ocupação para a alta temporada ainda não atingiu o patamar que dispara esse mecanismo, infelizmente. Mas seguimos acreditando que ocorrerá uma boa temporada e que alguns dos contratados temporários serão efetivados, ocasionando a saída dessa mão de obra da informalidade e do desemprego. Búzios tem a vocação de nos surpreender, e não deixaremos de acreditar” comentou um dos representantes da Associação Hoteleira de Búzios (AHB).

Summer Parking: Aplicativo para estacionamento

Outra novidade para a temporada é a utilização do aplicativo para celular Summer Parking, que mostra as vagas disponíveis para estacionamento da cidade, evitando que os turistas e moradores precisem ficar “rodando” e disputando vagas.

O usuário poderá realizar o pagamento do estacionamento ou de créditos pelo aplicativo com seu cartão de crédito, bastando cadastrar os dados do seu veículo, ou de familiares, antes da operação. A tarifa custa R$ 3,00 a hora, funcionando de segunda a domingo, a partir das 10 horas da manhã, apresentando turnos noturno e diurnos, e com tempo de permanência específicos. Maiores informações através do site  https://buzios.summerparking.com.br/site/

Leia também Mais do autor

Comentários estão fechados.