Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios e MPF organizam audiências públicas e reuniões

Iniciativas buscam debater a ordenação das praias no verão, o combate à pesca predatória e a coleta seletiva de lixo.

A Prefeitura de Búzios realiza nesta quarta-feira (05) e no próximo dia 17 audiências públicas e encontros entre representantes do governo, dos movimentos sociais e população, para tratar de temas que contribuem para a preservação do meio ambiente. As iniciativas buscam estreitar o diálogo, debater ideias e promover a participação popular nas decisões do governo.

O primeiro dos eventos é o Encontro sobre Reciclagem nesta quarta-feira (5), a partir das 19 horas, que será realizado no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social,Trabalho e Renda, localizado em frente à Praça Santos Dumont, no Centro, aberto a toda população.

À pedido de representantes da sociedade e promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, a reunião estará debatendo a organização de um sistema de coleta de lixo seletiva, que demanda envolvimento do governo e da população para que se torne viável. Entre as ideias já citadas, a Prefeitura pretende ampliar uma parceria com catadores, além da promoção de um plano de educação ambiental no município, para a conscientização de todos.

Já no dia 17, na parte da manhã, das 9h às 12h, a Prefeitura de Búzios e o Ministério Público Federal organizam a Audiência Pública sobre pesca predatória e a mortandade de tartarugas em Búzios, na 61º subseção da OAB, no Porto da Barra, em Manguinhos.

A iniciativa trata de um problema já denunciado por ambientalistas locais e cidadãos, que vez ou outra se deparam com este tipo de caça no litoral de Búzios. O encontro será conduzido pelos Procuradores da República Leandro Mitidieri Figueiredo e Leandro Botelho Antunes, e pelo secretário de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Hamber Carvalho. Representantes dos movimentos sociais e membros da população poderão ter espaço de fala, mediante inscrição no dia do evento.

Na parte da tarde, ocorrerá a Audiência Pública para tratar das estratégias no verão e ordenamento das atividades nas praias, no Ginásio Esportivo do INEFI, na Rasa, das 14h às 17h. A reunião contará novamente com a participação dos procuradores do MPF e do Secretário de Meio Ambiente e Pesca de Búzios.

Da mesma forma, a audiência pública visa ampliar a conversa e traçar estratégias para o ordenamento das praias em dias de intenso movimento, buscando soluções para preservar o meio ambiente e evitar o acúmulo de lixo além da organização das atividades comerciais nestes locais, no âmbito do Projeto MPF Praia Limpa.

Todas estas iniciativas promovidas pela Prefeitura visam ampliar o diálogo entre representantes do governo, movimentos sociais e população, realizando uma gestão de tomada de decisões com participação popular.

Leia também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.