O judô brasileiro se despede, nesta quarta-feira, de Sensei Mehdi.

Atleta, que era pai da Bina, moradora de Búzios, faleceu aos 89 anos deixando um legado e uma vida dedicada ao esporte.

Sensei Medhi em competições

Sensei Georges K. Mehdi, umas da referências mundiais no judô e importante mestre, professor e técnico faleceu nesta quarta-feira (07), aos 89 anos, na cidade do Rio de Janeiro. Sensei Georges K. Mehdi era faixa vermelha 9º Dan, e atuou na Seleção Brasileira como atleta e técnico, considerado um dos pioneiros do judô no Estado do Rio. O atleta era pai da Anna Roberta Mehdi, a Bina, moradora de Armação dos Búzios.

Os que acompanharam esportiva descrevem Sensei Medhi com um exemplo de determinação, disciplina, sempre atento aos detalhes e técnicas aplicadas na prática do judô. Na vida pessoal, tinha um compromisso com a lealdade, amizade e não abria mãos dos seus princípios.

Bina falou um pouco sobre seus últimos momentos: “O pai era gigante, nunca achei q fosse partir. Foi cercado de muito amor de seus filhos e de seus filhos alunos. Nunca vi um homem com tantos filhos e tão amado. Deu muito, cuidou muito, amou muito e fez de sua arte o Judô um monastério de dedicação. Morava no tatame, na academia – um estoico judoca. Ensinou gerações e gerações sempre com seu jeito amoroso, atento e bravo. Disciplinado , organizado, amigo.Fez a passagem ontem ao meu lado enquanto me ouvia, recitando a poesia que tanto gostava. Me deu muito amor e força. O céu está em festa e nós aprendendo a viver fisicamente sem este Leão enorme” relata Bina.

Georges Kastriot Medhi, nasceu em Cannes, na França, mudando-se pro Brasil em 1949. Treinou por 5 anos na Universidade Tenri, em Nara, na Kodokan e na Chuo University, completando 10 anos de esporte no Japão.

Ao todo, dedicou 75 anos da sua vida ao esporte do coração, o judô, colecionando vitórias, chegando ao 9º Dan, e formando inúmeros atletas por onde passou. Em entrevista ao Globo Esporte, o Professor Matsumori,  técnico e professor no YMCA e NYAC, disse que “Treinar com o professor Medhi era como treinar com a sua sombra, tal sua rapidez em aplicar a técnica”.

Sensei Mehdi em competições. Arquivo Pessoal.
Sensei Mehdi. Arquivo Pessoal.

Leia também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.