9ª edição do X-Tudo: arte e cultura em Campos, Macaé e Itaperuna

O Festival chega a sua 9ª edição trazendo arte para a toda a rede de teatros Firjan SESI do estado do Rio.

Quem curte cultura, tem um compromisso especial neste mês de agosto. O Festival X-Tudo chega a sua 9ª edição trazendo arte para a toda a rede de teatros Firjan SESI do estado do Rio.

De 8 agosto a 2 de setembro de 2018, o projeto apresenta uma mistura especial de música, teatro, dança, exposição, debates e cinema. Todas as atrações têm preços populares, R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), ou entrada franca.

Na música, o festival promove homenagens que misturam gerações e estilos musicais. No show “Uma sinfonia em verde e rosa”, a Orquestra Sinfônica Cesgranrio, o compositor Nelson Sargento e o rapper Criolo se reúnem para homenagear os 90 anos da escola de samba Mangueira.

Crioulo

Outra presença marcante é a Orquestra Maré do Amanhã, que ensina música clássica a crianças e adolescentes do Complexo da Maré. Além da apresentação dos alunos, também será exibido o documentário “ContraMaré”, que conta a história do projeto social.

BNegão

Ainda na música, o grupo BNegão & Seletores de Frequência apresenta o show da turnê para celebrar os 15 anos do disco “Enxugando Gelo” e a brasilidade e o jazz dos músicos Pedro Guinu e Breno Hirata se misturam ao ritmo e à poesia falada da rapper campista Ellen Corrêa

Já quem curte teatro pode conferir grandes espetáculos, como Ainda aqui, um drama da Cia Cerne que fala sobre luto, violência, repressão e Alzheimer.

As artes plásticas são representadas pelo trabalho “Territórios: Locais Invisíveis”, de Bárbara Mozzer, em Itaperuna.

O Festival X-Tudo 2018 conta com a parceria do Circo Crescer e Viver, associação que une arte e transformação social, investindo no desenvolvimento de crianças, jovens e adolescentes, especialmente os de classe e comunidades populares. A união acontece através da montagem de um espetáculo inédito e de uma mostra competitiva com o objetivo de promover as artes circenses.

A programação completa dos Teatros Firjan SESI de Campos, Itaperuna e Macaé pode ser acessada pelo sitehttp://xtudo.firjan.com.br/x-tudo/programacao/

Sobre o festival

O Festival X-Tudo nasceu em 2010 para democratizar o acesso à cultura no estado do Rio, levando para os palcos dos Teatros Firjan SESI a diversidade cultural por meio de espetáculos de música, dança, artes plásticas, cinema, teatro, atrações para o público infantil e debates.

O projeto oferece ao público um panorama do cenário cultural da atualidade, abrindo espaço tanto para artistas já reconhecidos nacionalmente quanto para novos talentos locais. Hoje, o evento é reconhecidamente um dos grandes projetos da Firjan SESI e um dos mais atuantes no cenário artístico do estado do Rio.

Leia também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.