Coletivo Ponte Cultural completa 2 anos e transforma rotina de jovens de Itaboraí e São Gonçalo

Se as contestadas políticas culturais das cidade de Itaboraí e São Gonçalo são eficientes ou não, é assunto para um longo e acirrado debate. Não longe da mesa de discussão, mas construindo uma trajetória alternativa, o Coletivo Ponte Cultural completa dois anos de existência focado na coletividade, no respeito, empatia, solidariedade e com sua missão de promover o inclusão social através do acesso a cultura.

O Coletivo Ponte Cultural promove neste próximo dia (21), a partir das 17h, o Sarau Comemorativo em celebração aos dois anos de existência do projeto. As comemorações acontecerão no terraço do Mini Shopping, sede do Ponte Cultural e contará com a participação de dezenas de artistas que fazem parte desde o inicio da fundação da “instituição”.

O evento conta ainda com apresentação de alunos de musica do Ponte Cultural que estão ensaiando há alguns meses para participação no evento.

Inaugurado em 10 de Julho de 2016, o Centro Cultural está localizado no Apolo II, bairro limítrofe entre as cidades de Itaboraí e São Gonçalo, uma região totalmente desassistida pelo poder público.

Neste dois anos o projeto vem contribuindo com a cultura popular e contemporânea da região, realizando eventos, cursos, exposições, apresentações musicais, mostras audiovisuais e com um grande acervo de livros na biblioteca comunitária.

Segundo o fundador do Ponte Cultural, Marcos Moura, a região era carente de um espaço para o artista local ensaiar, se apresentar e fomentar a arte para além dos centros urbanos. “Nos tornamos ponto de referência cultural e temos orgulho desse titulo. Essa data reafirma que estamos seguindo o caminho correto. Promover a inclusão social através do acesso a cultura é o nosso maior objetivo”, disse o fundador.

Marcos Moura convida a todos para aproveitar a programação e atenta para as atividades. “Estamos organizando uma festa muito animada e diversificada com apresentações de teatro, dança, stand Up, Poesia, Literatura, entre outras”, contou Marcos Moura.

A estudante e voluntária, Isadora Carvalho, destaca a importância do trabalho que o Ponte Cultural oferece aos moradores de diversas periferias.  “Quando eu conheci o Ponte Cultural, através de um grupo de ex-alunos da Escola Municipal Jornalista Alberto Torres, vi a oportunidade de agregar conhecimento a minha carreira artística e ser voluntária em algo que acredito, porque o projeto não é somente cursos ou apresentações, e sim inclusão e diversidade, é a promoção da cultura/arte para as camadas de população que sempre foram mantidas distante deste acesso. É inspirador saber que o ponte cultural está ganhando espaço e alcançando mais pessoas”, disse Isadora.

 Por  Marcos Moura 



Funcionamento –
 O Centro Cultural funciona de segunda a sábado, das 8h às 20h, com aulas de danças urbanas, teatro, violão, teclado, cinema e TV, artesanato/reciclagem, desenho, grafitti entre outras.



Mensal
 –

Cineclube, todo segundo sábado do mês, das 18 às 21h

 Sarau Cultural, todo último sábado, das 18h às 22h.


Serviço: Sarau Comemorativo – 02 anos Ponte Cultural

Data: 21/07/2018

Hora: 17h às 21h

Local: Sede do Coletivo Ponte Cultural

End.: Avenida Afonso Sales, 206, Apolo II – Itaboraí

Tel.: 2623-7832 ou 98727-1417

Leia também Mais do autor

2 Comentários

  1. Beto Teles Diz

    Conheci este projeto e posso afirmar que é feito com muita dedicação e responsabilidade inclusiva.

    1. Marcos Moura Diz

      Obrigado pelo carinho e apoio meu amigo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.