Búzios recebe o ‘Show Diversidade’ neste domingo(1) em Búzios

A pauta principal do festival será a história de 49 anos de lutas LGBT pelo mundo.

O Coletivo Artístico e Cultural Freedom Búzios realizará neste domingo, dia 1 de julho, ás 18h na Praça do Inefi, o “Show Diversidade”, uma mostra de cultura LGBT em comemoração ao “Dia Internacional do Orgulho LGBT” e 5 anos de atuação do coletivo no município de Armação dos Búzios.

As atrações principais da mostra serão as performances das drag queens que irão dar todo brilho e charme. Cantores e bailarinos irão trazer seus números, e vídeos divertidos sobre a história do movimento LGBT no mundo.

28 de junho é o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), data celebrada e lembrada mundialmente, que marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. Naquele dia, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência.

O levante contra a perseguição da polícia às pessoas LGBTI durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização na 1° parada do orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. Hoje, as Paradas do Orgulho LGBT acontecem em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano.

Leia também Mais do autor

Comentários estão fechados.