Balanço da gestão e debates marcam aniversário da Fiocruz

As comemorações pelos 118 anos da Fundação Oswaldo Cruz têm início no dia 28 de maio, quando a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, fará um balanço de sua gestão durante os anos de 2017 e 2018, no qual vai apresentar a atuação da Fiocruz no contexto nacional, desafios a serem enfrentados e as perspectivas para o futuro.

A iniciativa este ano terá transmissão ao vivo pelas redes sociais. Segundo a presidente, é importante reforçar o diálogo com a sociedade. “O balanço da gestão é uma oportunidade de mostrarmos à sociedade o trabalho que desenvolvemos aqui. Ampliando o diálogo e a participação da população, reforçamos o controle social e a transparência pública, que são valores muito caros a essa instituição”, explica Nísia.

No dia 29 de maio, a Fiocruz, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) debaterão juntas o atual cenário do direito ao desenvolvimento, à saúde e à ciência, tecnologia e inovação durante seminário que acontece de 9h às 17h no auditório do Museu da Vida.

Ao final do seminário, como resultado, será produzido um documento pelas três instituições envolvidas – com propostas nas áreas de saúde, ciência e tecnologia – para ser entregue como subsídio aos candidatos à Presidência da República. “Reafirmaremos a perspectiva política de que a CT&I e a saúde devem fazer parte de uma estratégia nacional que seja dinâmica, soberana e democrática”, afirma Carlos Gadelha, responsável pela Coordenação das Ações de Prospecção da Fiocruz.

Fiocruz Saudável e programação cultural

Durante as comemorações, os trabalhadores e o público visitante poderão participar de ampla programação e de várias atividades da Feira Fiocruz Saudável, como apresentações culturais, exibição de documentários, massagem laboral, exposições, mostra de tecnologias sociais. O funcionamento da Feira será das 9h às 16h30, no dia 28/5, e das 9h às 15h, no dia 29/5.

Leia também Mais do autor

Comentários estão fechados.