Mês das noivas em Búzios é a nova onda do momento

Há cerca de 10 anos a cidade se tornou destino de casais que querem selar união no balneário mais badalado do Rio de Janeiro

O Hotel Atlântico Búzios tem até uma capela. Essa foto e a de capa são de Felipe Lannes

Maio chega e com ele vem o famoso “mês das noivas”. Afinal de contas, a gente sempre ouve que maio é o mês de casar, as datas são disputadíssimas, as casas de festas se preparam para receber muitos casamentos e comemorações. Na Região dos Lagos, Búzios, que é internacionalmente conhecida por suas belezas naturais e o charme de vila chique, há cerca de 10 anos começou a ver nascer uma procura de mais e mais pessoas querendo se casar no balneário.

Este movimento se consolidou e hoje a cidade já está sendo considerada a capital do casamento do Rio de Janeiro, e atrai cada vez mais pessoas de outros estados e países. O mês de maio ganhou essa fama porque no hemisfério norte é o mês quando começa a primavera. Mas se aqui no Brasil já é quase inverno, em Búzios não é um problema; não é frio ainda, e o tempo costuma estar sempre firme.

A paisagem das praias e os hotéis e clubes sofisticados da cidade são os ambientes mais procurados para as cerimônias. A distância pode parecer um empecilho, mas não é. O destino já está consolidado e com isso uma rede, muito organizada de empresas, foi montada para oferecer os diversos serviços que possibilitem um casamento dos sonhos, como explica a assessora de casamentos, Ester Fernandes:

“A distância não é mais problema devido o avanço da tecnologia, que permite que possamos conversar com os noivos via internet, sendo preciso muitas vezes que nos encontremos apenas uma vez pessoalmente antes da festa. Já realizamos casamentos de noivos vindos da Austrália e funcionou tudo como o planejado. ”, conta.

O primeiro registro na mídia de famoso cansando em Búzios há 10 anos 

Reprodução

Tudo tem um começo, e esse fluxo intenso de casamentos no balneário se intensificou a partir dos casamentos de algumas celebridades que escolheram Búzios como cenário para festejar o dia de sua união e daí em diante cada vez mais pessoas agendam o chamado “grande dia” na famosa cidade. O registro encontrado do primeiro casamento que gerou repercussão na mídia foi em 2007, no Hotel Atlântico Búzios, do apresentador do SportTv, Luiz Carlos Jr, que gerou frisson entre os famosos e projetou a cidade como um destino procurado para casamentos.

Realizando o sonho de se casar no paraíso e aquecendo a economia local 

 

É claro que esse fenômeno está trazendo dividendos positivos para a cidade, como explica o presidente do Búzios Convention & Visitors Bureau, Thomas Webber:

“Esse é um mercado cada vez mais importante para Búzios. São cerca de 400 casamentos por ano na cidade e movimenta grupos de 20 a mais de 1000 pessoas por festa levando em conta que cada pessoa fica em média dois dias e gasta cerca de R$ 200,00 dia, teríamos cerca de 43.000 pessoas por ano neste segmento e faturamento de mais de R$ 17.000.000”.

Thomas lembra que esses números são um valor estimado, e contando apenas gastos dos convidados. Haveria de se ver ainda o somatório de todo o processo, como as festas, fornecedores, e mão de obra. Estima-se que esses números estejam disponíveis para o próximo ano.

“É um segmento que envolve muitas atividades de forma direta e Indireta. Mas um cálculo por alto   do gasto médio dos convidados já deixa claro o quanto é rentável para o município e dá para mostrar a importância econômica do segmento para a cidade. ”, finaliza.

Além das praias a cidade tem pontos históricos, hotéis sofisticados, e até uma bela igreja do século 17, que, com a ajuda das assessorias pode marcar os casamentos no local. Mas Búzios também oferece a opção de ter tudo no mesmo lugar. Sim, é isso mesmo: desde a igreja ou salão, o local da festa de frente para o mar, passando por salão de beleza e spa.

Essa é um tenência como explica Mario Mattos, gerente do Hotel Atlântico Búzios, onde tudo começou há 10 anos.

“Em 2007 quando tivemos o primeiro casamento no Hotel, vimos ali uma oportunidade de abraçar um filão que nascia, e desde então passamos oferecer uma experiência completa aos noivos e convidados”, completou Mario.

O Hotel aglutinou em um só local, com vista para a estonteante Praia da Armação, um local ideal para casamentos. Inclusive, há uma bela igreja no estilo colonial disponível para os nubentes. Mas a cerimônia pode ser realizada também ao ar livre, de frente para o mar na hora do pôr do sol, ou à noite. E a opção do salão de festas do hotel.

Leia também Mais do autor

Comentários estão fechados.