Confira o calendário do circuito das Paradas do Orgulho LGBT da Região dos Lagos

Primeiro evento acontece em 22 de julho, em Macaé. Búzios, Rio das Ostras, Cabo Frio também terão Paradas LGBTs.

Já saiu as datas das Paradas do Orgulho LGBT 2018 das cidades da Região dos Lagos! Prepare a agenda e anote o período de eventos relacionados a comunidade LGBT da região. O período de festa e comemoração, mas também de luta e visibilidade, começa em Macaé, no dia 22 de julho, e termina em São Pedro da Aldeia, no dia 30 de setembro.

Serão oito cidades que farão parte do circuito do Orgulho LGBT 2018: Macaé, Rio das Ostras, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, Araruama e São Pedro da Aldeia.

Para o presidente da ONG Freedom Búzios, que organiza a parada LGBT do município, Fernando Bertozzi, o evento é importante porque coloca em evidência as questões do movimento. “Esse momento é importante para os LGBTs porque nos põem em visibilidade e mostra que também existimos. E isso é de extrema importância, principalmente em uma cidade conservadora como Búzios”, comentou Bertozzi.

Visibilidade também é importante para o presidente do grupo Ostras G Diversidade, Jhonathan de Oliveira, conhecido como Hórus. Porém, para o líder do grupo organizador da parada da diversidade LGBT de Rio das Ostras não se limita a apenas isso. Para o ativista o evento é uma oportunidade de mostrar que cidadãos conscientes não propagam homofobia.

“Somos o 3º maior evento de Rio das Ostras e isso é uma oportunidade de mostrar que não é necessário ser LGBT para tomar partido e lutar contra a LGBTfobia, principalmente na onda conservadora em que vivemos. Ainda mais que Rio está sendo considerado a Capital da homofobia. Um evento com 25 mil pessoas presentes tem o potencial de mudar isso”, afirma o presidente Hórus.

O presidente do grupo Diversidade Macaé Vida, Lino Santana, que organiza o evento do município, fala que o principal motivo do evento é propagar a diversidade LGBT e fazer ecoar a voz e luta. “A parada é para levar a nossa voz para a rua, mostrar que somos muitos e que combater a intolerância, o preconceito e o ódio é necessário. Não é só festa como muitos pensam. É luta e afirmação”, explica o presidente Lino.

O presidente do Grupo Iguais, responsável pelo evento de Cabo Frio, Rodolpho Campbel, também fala sobre a necessidade de expressão “As paradas do orgulho LGBT tradicionalmente reúnem a massa de nosso segmento para expressar e defender nosso direito de expressão afetiva e de cidadania. Ocupar um cartão postal de nossa cidade, como a Praia do Forte, é mostrar nossa força e garantir nossa representatividade”, comenta Campbel.

Veja a lista das cidades com o circuito de paradas na região:

22/07 – 13ª Parada LGBT de Macaé

05/08 – 12ª Parada LGBT de Rio das Ostras

26/08 – 9ª Parada LGBT de Arraial do Cabo

02/09 – 5ª Parada LGBT de Armação dos Búzios

09/09 – 14ª Parada LGBT de Cabo Frio

16/09 – 4ª Parada LGBT de Iguaba Grande

23/09 – 8ª Parada LGBT de Araruama

30/09 – 9ª Parada LGBT de São Pedro da Aldeia

Eventos LGBT 2018 no mundo

International Gay & Travel Association (IGLTA) divulgou o calendário de atrações sobre o tema, que incluem o Midsumma Pride Festival, o primeiro grande evento, que acontece no próximo dia 28, na cidade de Melbourne, na Austrália.

Depois, entre os dias 02 e 18 de fevereiro será a vez do Auckland Festival, na Nova Zelândia. No mesmo período, a Pride Fort Laurderdale e a Cape Town Pride, começam respectivamente nos dias 11 e 23, este último tem duração de quase duas semanas.

No dia 03 de março é a vez da capital da Austrália receber a Sydney Gay & Lesbian Mardi Gras. De 15 a 24, a Nova Zelândia sedia a Christchurch Pride. Em abril, a Miami Pride Beach agita a cidade tropical dos Estados Unidos, entre os dias 02 e 08. Já no dia 12 acontece em Orlando a Big Boy. Para fechar o mês, o Canadá vem com o Jasper Pride Festival, de 19 a 22, e o Japão traz o Tokyo Rainbow Pride, a partir do dia 29.

Maio será marcado pelas Paradas do Orgulho LGBT, como a do Rio de Janeiro, no dia 03. No mesmo dia Tel Aviv, em Israel também inicia as suas celebrações da diversidade que vão até o dia 10. Os desfiles de Nova Orleans, acontece de 8 a 10 de maio, enquanto o de Roma, na Itália, no dia 09, o de Ibiza tem seu início no dia 13 e vai até 16, na Espanha. Toronto vai gritar por igualdade nas ruas entre 22 e 24, e Dublin, na Irlanda de 21 a 30.

Leia também Mais do autor

Comentários estão fechados.