Internet comemora 35 anos de existência oficial

Há exatos 35 anos nascia oficialmente a internet. Saberia hoje viver sem ela?  No dia 1º de janeiro de 1983 a internet, antes conhecida como Arpanet,  passou-se a usar o protocolo TCP/IP e adotou-se o  novo nome.

A Pré-História 

A Arpanet foi um grande sucesso, mas sua utilização era limitada a organizações acadêmicas e de pesquisa que tinham contratos com o Departamento de Defesa. Em resposta a isso, outras redes foram criadas para compartilhar informações. Mas mesmo após a implantação do protocolo TCP/IP  – TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP, Internet Protocol (Protocolo de Internet). Protocolo é uma espécie de linguagem utilizada para que dois computadores consigam se comunicar. Por mais que duas máquinas estejam conectadas à mesma rede, se não “falarem” a mesma língua, não há como estabelecer uma comunicação. Então, o TCP/IP é uma espécie de idioma que permite às aplicações conversarem entre si.

A 2ª revolução

Mas a internet só tornou-se de fácil acesso, cheia de imagens, vídeos e outras muzungas, na década de 90.  Em 2004/2005 aconteceu uma  nova revolução a Web 2.0, um termo popularizado pela empresa americana O’Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a “Web enquanto plataforma”, envolvendo wikis, aplicativos baseados em folksonomia, redes sociais, blogs e Tecnologia da Informação, que é isso tudo que estamos experimentando agora!

Leia também Mais do autor

Comentários estão fechados.