Pular para o conteúdo
Search

Há 89 anos as mulheres conquistaram o poder de votar no Brasil

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Em 24 de fevereiro de 1932 o Código Eleitoral passou a garantir o voto feminino, porém, o direito era apenas para mulheres casadas que tinham a autorização dos maridos e viúvas que possuíam renda própria. Dois anos depois as restrições foram deixadas e o direito passou a ser previsto na Constituição.

O voto feminino foi uma luta dos movimentos feministas do país em conjunto o movimento sufragista internacional, um dos principais rostos da luta brasileira é a ativista Bertha Lutz.

Atualmente as mulheres são quase 53% do eleitorado, porém ocupam poucos cargos eletivos. Além disso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem feito julgamentos rígidos sobre casos de candidatas que estavam registradas apenas para cumprir a cota de gênero.

Para suprir o déficit alterações foram feitas e cada partido precisa ter de no mínimo 30% e no máximo 70% de ocupação de cada gênero.

Em 2019 a Ministra, Rosa Weber, lançou um site com o histórico de mulheres na política, estatísticas de mulheres presentes nos cargos e campanhas.  

Na região dos lagos, a cidade de Búzios promoveu um Fórum sobre a conquista.  O evento foi realizado pela secretaria da Mulher e do Idoso e teve como objetivo promover uma reflexão e a participação política das mulheres no pleito.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

RJ é destaque nos EUA com ações de promoção turística lideradas por Gustavo Tutuca

Andrezinho Ceciliano anuncia secretariado para reconstrução de Paracambi

Megaoperação em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia flagra mais de 30 ligações clandestinas de água

Natal Iluminado de Maricá estreia com show de drones e árvore flutuante na Lagoa de Araçatiba

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!