MPF determina a retirada imediata de canteiro que gerou revolta de populares na praia, na quinta-feira (20)
Cumprindo recomendação do Ministério Público Federal, emitida na sexta-feira (21), a secretaria de Meio Ambiente de Búzios retirou já no sábado (22), o canteiro instalado na faixa de areia da praia de Geribá, que havia gerado grande revolta entre moradores e pescadores. O canteiro em questão já fazia parte de relatório do MPF sobre as inúmeras irregularidades existentes na praia e estava na lista de operações da prefeitura para ser retirado. Porém um telefonema estranho na última quinta-feira (20), enquanto agentes do Meio Ambiente cumpriam a sentença na praia, paralisou os trabalhos de retirada revoltando a população que acompanhava tudo.
Ciente dos acontecimentos, o procurador Leandro Mitidieri emitiu nova recomendação à secretaria de Meio Ambiente solicitando a imediata remoção do canteiro, bem como a informação do nome e a qualificação das pessoas responsáveis pelo plantio de vegetação na faixa de areia da praia de Geribá e pela inserção de objetos estranhos na areia, sem a devida autorização e estudo ambiental. O procurador também solicitou que a secretaria de Meio Ambiente apure de onde foi retirada a vegetação plantada e o custo total das operações da prefeitura para correção dessas irregularidades. Isso para fins de instauração de responsabilização cível e penal.
A ação da prefeitura neste sábado incluiu também a retirada de um banco de areia erguido pelo proprietário de uma casa situada no canto direito da praia. O banco de areia surgiu da noite para o dia em frente à casa, tomando o espaço de uma quadra de futevôlei, que existia há anos na praia.
Nas redes sociais moradores comemoram a retomada do espaço público e agradecem a rápida atuação do Ministério Público Federal.
– Estamos muito felizes com as ações na praia. As coisas aqui são muito difíceis. As pessoas que têm muito dinheiro se acham donas de tudo, até do que é público e a gente sempre sofreu com esta arrogância aqui em Geribá. Hoje é um dia de vitória para a população buziana! Agradecemos demais a atuação do procurador Dr. Leandro e da imprensa. A Prensa de Babel nos representa – disse o pescador Fabiano da Costa, o primeiro a denunciar as irregularidades em Geribá.