Festival de Pipas inaugura Pipódromo em Cabo Frio

Evento para quem gosta de soltar pipas será no Parque de Exposição em Tamoios

PROLAGOS 300_250_pix

A brincadeira de soltar pipas vai virar competição no próximo domingo (12), das 9h às 17h, no Parque de Exposição, na Fazenda Campos Novos, em Tamoios, Segundo Distrito de Cabo Frio. O local vai receber o Festival de Pipas, que irá inaugurar o Pipódromo Municipal. O evento é uma parceria do governo com a Associação de Pipeiros do Estado do Rio de Janeiro. Para completar o dia, haverá mais uma edição da Feira do Produtor Rural.  A entrada é gratuita e o uso de máscara e atendimento aos protocolos de segurança e prevenção à Covid-19 são obrigatórios.

Segundo a secretária de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito, o chamado “pipódromo” é uma área ampla, destinada à soltura de pipas. “Trata-se de uma área plana, sem trânsito ou intervenções que possam machucar as pessoas. Um local para a família se divertir. No mesmo dia teremos exposição da artista plástica Clikilson, feirinha de artesanato, comidas típicas, gastronomia quilombola, feira de livros, passeio de pônei, música ao vivo, Projeto Circulê, brincadeiras para crianças e muito mais”, explica a secretária.

De acordo com Flávio Vasques, organizador do Festival de Pipas e membro da Associação de Pipeiros do Estado do Rio de Janeiro, atualmente, a pipa é um patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro. “Essa prática é muito comum no Brasil, que é pentacampeão sul americano e tetracampeão mundial, sendo referência na prática de soltar pipas. Além disso, muita gente trabalha com pipas artesanais. Trata-se de uma cultura milenar que deve ser valorizada”, afirmou.

Comentários