A busca pela equidade de gênero e pela valorização do papel das mães na carreira científica ganha espaço no município de Macaé. O Parent in Science (PiS), um movimento nacional que visa apoiar mães na ciência através de políticas de suporte e ações concretas, promove o evento “Maternidade e Ciência”, que ocorrerá na segunda-feira (28), das 13h30 às 17h, no auditório do Bloco D, da Cidade Universitária.
O evento, que é aberto ao público, se propõe a discutir os desafios enfrentados por cientistas que são mães, abordando a parentalidade dentro do contexto acadêmico e científico.
O PiS nasceu da necessidade de trazer questões relacionadas à parentalidade no ambiente acadêmico. Composto por cientistas mães e pais, o movimento busca sensibilizar a comunidade científica sobre as dificuldades que muitas vezes acompanham as responsabilidades de cuidar de uma família enquanto se mantém ativo na pesquisa. O grupo também visa propor políticas de apoio e fomentar discussões em todo o Brasil.
Uma das fundadoras do PiS, a Dra. Fernanda Stanisçuaski, professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), destaca a importância de trazer à tona a questão da parentalidade no meio científico. Segundo ela, embora a sensibilização seja estendida aos homens, a carga da responsabilidade muitas vezes recai mais pesadamente sobre as mães.
O evento “Maternidade e Ciência” contará com a participação da Dra. Fernanda Stanisçuaski como palestrante principal. Em sua palestra intitulada “Carreira de Docentes Mães na Universidade”, ela compartilhará insights e experiências relacionadas à conciliação da carreira acadêmica com a maternidade. Além disso, a palestra abordará as ações concretas do PiS que já resultaram em mudanças significativas no cenário científico brasileiro, como a inclusão da licença-maternidade no currículo Lattes e a consideração dos períodos de licença-maternidade em editais de financiamento.
O evento é organizado pelo Grupo Germinar, um grupo de estudos em reprodução e nascimento, apoiado pela Comissão Permanente de Desenvolvimento em Docência Universitária do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.