Por Victor Viana e Sandro Peixoto
Como informamos na matéria, que você pode conferir no final deste texto, o nome indicado para secretário de turismo de Búzios foi unânime entre os representantes das entidades de classe ligadas ao setor turístico da Cidade e outros empresários de importância do município: Thomas Weber. Nenhuma outra informação é verdadeira, é ele o escolhido em uma atitude inédita do trade. Inclusive empresários que não se falam ou disputam ferozmente no mesmo segmento se uniram para que Thomas represente a Cidade na Secretaria mais cobiçada do município.
O prefeito André Granado, procurado por nossa reportagem, não quis afirmar oficialmente que será Thomas o secretário, mas disse, com exclusividade para o Prensa de Babel, que “Thomas poderá ser indicado pelas entidades, porém ele como outros possíveis indicados terão que apresentar um plano de trabalho, para um período de dois anos, indicando o que, como e para que, quer ocupar este importante cargo e suas devidas estratégias.”. Esse plano deverá ser renovado a cada dois anos. Aqui abrimos um parêntese: De que associações o prefeito estaria falando? Búzios só tem duas entidades que representam diretamente o setor turístico: O Búzios Convention & Vistors Bureau (BúziosCVB) e a Associação de Hotéis de Búzios ( AHB).
A repercussão positiva nas redes sociais e nas ruas deixou clara a satisfação da Cidade com o nome de Thomas – semanas antes a entrevista que publicamos com Cristiano Marques também teve repercussão relativamente positiva. O que indica que caberia bem a ele uma posição de braço direito de Thomas pra alavancar o turismo de Búzios nesses tempos tão difíceis.
Tudo indica que nessa gestão a Secretaria de Turismo terá o menor orçamento de todos os tempos, o que não será motivo para temer se à frente dela estiver um corpo técnico experimentado em gerir o Destino com o objetivo de trazer retorno em todos os sentidos para o mesmo.
Mas a grande revolução, como bem apontou Hamber Carvalho em um comentário que fez a nossa primeira matéria sobre o tema, é um colegiado do setor empresarial da atividade de hospedagem e turismo. “As indicações para os cargos de Secretário, bem que poderiam ser nessa direção. Um diferencial”. Não é o caso, como levianos poderão afirmar – se já não estão, de que seria um colegiado pressionando o Chefe do Executivo (é preciso lembrar que o prefeito pediu um nome, não lhe foi imposto). Nos parece na verdade um novo tempo, onde o prefeito não fica encastelado tomando decisões sem consultar ou buscar ouvir quem entende mais de determinados assuntos que ele. Isso é uma revolução, isso é republicano, isso é bom!
Thomas Weber é o secretário de turismo de Búzios, é fato. Entenda-se: É o secretário de turismo que a Cidade quer, que o trade quer, que o Prensa de Babel quer.
- Victor e Sandro são os fundadores e diretores do Prensa de Babel
https://prensadebabel.com.br/index.php/2016/12/20/thomas-weber-e-o-secretario-de-turismo-de-buzios/