Dr. Janis Roze será homenageado com o título de cidadão buziano

0

Atuação do biólogo foi fundamental para criação da APA Pau Brasil

PROLAGOS 300_250_pix

O biólogo Dr. Janis Arnolds Roze será homenageado com o título Honorífico de Cidadão Buziano, que será entregue na sessão solene da Câmara Municipal em novembro. A indicação é do vereador Gugu de Nair pela importância dele na fundação do Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA), que juntamente com Hugo Iurcovich realizou um trabalho fundamental para a criação da APA Pau Brasil, que conserva uma das últimas unidades de mata atlântica original da costa brasileira. O nome de Janis foi indicado na sessão ordinária desta terça-feira (28).

“A nossa homenagem é uma forma de reconhecer o trabalho Dr. Janis Roze pela carreira sólida que construiu e o trabalho realizado no município de Búzios, com a criação da APA Pau Brasil e descoberta das espécies. É uma oportunidade de homenageá-lo em vida”, disse o vereador Gugu de Nair.

O Dr. Janis Arnolds Roze, nasceu em 1926, na Letónia, país europeu localizado às margens do Mar Báltico, onde viveu com sua família até os 16 anos de idade. Com a 2ª Guerra Mundial foi levado para a Alemanha pelos nazistas. No exílio, ele se viu sozinho e privado do mais básico, realizando trabalhos forçados. Em plena guerra, começou a contar histórias, no acampamento, para seus companheiros.

Foi esquivando-se de bombas e campos de trabalho que ao ver flores nascendo em meio às ruínas de uma área bombardeada teve uma experiência pessoal que o levou posteriormente a vida da biologia, e moldou em sua trajetória a marca de unir a ciência da espiritualidade.  Ao fim da guerra, em 1945, com a caída da Alemanha, não consegue mais contato com seus familiares, então decide ir com um grupo de compatriotas em um navio para recomeçar a vida no continente americano. Com apenas 19 anos, desembarca na Venezuela, onde inicia seus estudos.

Torna-se um dos biólogos mais importantes do país, participa da fundação da Universidade de Biologia de Caracas (capital da Venezuela), é reconhecido como um dos maiores especialistas em serpentes do mundo, e então é convidado, aos aproximados 45 anos de idade, a lecionar na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, onde reside com sua segunda esposa, a também bióloga, Dra. Amanda Bernal. Pai de seis filhos, além de lecionar e dirigir a Universidade de Nova York, também foi pesquisador do Museu Americano de História Natural e diretor do Centro de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da Ciência da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fundador do Centro Internacional de Estudos Integrados e autor de diversos livros, é reconhecido mundialmente como cientista e também defensor do meio ambiente. Em Búzios, na década de 1990, passou a residir largas temporadas na Praia das Caravelas – onde tem casa até hoje, e voluntariamente, junto com a Dra. Amanda Bernal, e colaboradores de diversas áreas do conhecimento de todo o mundo, identificaram e catalogaram cerca de 500 árvores de pau-brasil, em um trabalho árduo de quase 15 anos. Em 1996, junto com Hugo Iurcovich, fundou o Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA), dedicado a proteger e conscientizar sobre o valor da mata atlântica preservada naquela localidade.


Hugo Iurcovich e Dr. Janis Roze fundaram o Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA), que comemora 21 anos em novembro. Foto: Arquivo Pessoal

O IEBMA está em plena atividade até hoje. A partir do trabalho realizado pelo Dr. Janis foi decretado em 2002 os mais de 10 mil hectares de floresta em torno do “bosque de Pau Brasil” como Área de Preservação Ambiental (APA do Pau Brasil), que se estende desde a Praia de José Gonçalves até a Praia do Peró, nos limites de Cabo Frio. A vinda de Janis a Búzios, além de receber a homenagem, também será para participar das comemorações dos 21 anos do IEBMA, e para tornar público, por meio de um livro, o conteúdo da pesquisa que levou a criação da APA do Pau Brasil.

“Essa homenagem ao Janis Roze é fantástica. É o reconhecimento de um trabalho muito sério que ele fez e faz em Búzios, sempre com foco na preservação do meio ambiente e acreditando em um mundo melhor. Ele nunca buscou reconhecimento, mas veio em um momento muito propício. Quando você está com ele não há tempo para críticas ou julgamentos, ele está sempre vendo o mundo da melhor forma e buscando meios para isso. Para mim ele é um mestre”, disse o presidente do IEBMA, Hugo Iurcovich.  

Constantemente requisitado como conselheiro e palestrante em conferências e eventos internacionais, é autor de quatro livros sobre desenvolvimento e evolução humana, criador e autor de roteiros para uma série de vídeos e documentários sobre a evolução, o ser humano e a expansão da consciência. (Be Human, The Serpents, Genetic Rivers) e séries de TV https://buziosespiritualidadefilms.com/pt/documentarios/, sempre cita o trabalho desenvolvido em Búzios e afirma ao mundo sobre a importância deste município. “ O futuro de Búzios é verde”, é uma certeza que se repete por onde passa.

Hoje, com 95 anos, desenvolve, junto com sua esposa, que é colombiana, um projeto de construção de uma escola secundária para a população indígena com um programa voltado para a preservação cultural e desenvolvimento humano, em La Sierra Nevada, acreditando que a educação poderá salvar o povo que habita aquele local dos desastres social em que se encontram.

Janis já conduziu pesquisas científicas nos cinco continentes, visitando todos os países das três Américas. Realiza conferências, seminários e cursos em várias universidades e instituições nos EUA, Alemanha, Brasil (é doutor Honoris Causa pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Venezuela, Argentina, Colômbia, entre outros.

Recebeu o Prêmio Nacional de Pesquisa Científica da Venezuela e a Medalha de Ouro ao Mérito da Universidade Central da Venezuela, onde ele ensinou e se formou em Biologia.  É também co-diretor do Programa Intercâmbio Educacional UASD-CCNY. ” Na Argentina, é um membro fundador e diretor da Fundação Elpis e do Instituto para o Desenvolvimento Integral de Jujuy.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.