O Distrito de Tamoios, em Cabo Frio, está sendo drasticamente afetado com as chuvas, deste verão. Na tarde desta quinta-feira (01), várias ruas ficaram alagadas com poucos minutos de água, cenário que vem se repetindo a cada temporal registrado.
Na Avenida da Independência, foram registrados diversos pontos de alagamento, dificultando a locomoção da população. Carros e motos chegaram a invadir a ciclovia na tentativa de passar.
A Rodovia Amaral Peixoto também foi afetada pelos alagamentos. Um bolsão de água foi criado no trecho próximo ao Centro de Diagnósticos e Atendimento de Tamoios (CEAD), o que gerou um grande transtorno no trânsito.
“Qualquer chuvinha é suficiente para Tamoios ficar intransitável. A situação é crítica porque a região cresceu de forma desordenada. Infelizmente, a tendência é só piorar”, lamentou a moradora Sara Pereira.
Para quem mora ou tem comércio em ruas sem pavimentação, a situação é ainda pior. Como é o caso da comerciante Delci Ribeiro, que tem uma loja na Avenida da Independência, no trecho, que não há pavimentação.
“Mesmo após a chuva ficamos vários dias com a frente da loja alagada e quem vai enfrentar essa lama toda para comprar em nossa loja?”, desabafou a comerciante, que está sofrendo com a queda das vendas.
A superintendência de obras de Tamoios, recentemente, realizou mutirão de limpeza, instalou bombas de sucção e até construiu dois sumidouros para tentar amenizar os impactos da chuva, mas, as ações não supriram o problema.
Já o Governo do Estado iniciou a limpeza dos rios para auxiliar o escoamento da água. O deputado estadual, Dr. Serginho (PL) informou que a equipe LimpaRio/Inea está disposição para auxiliar a prefeitura.
A orientação é que a população permaneça atenta, já que a previsão é de mais chuva pelos próximos dias.
PONTOS DE APOIO A FAMÍLIAS AFETADAS
Desde a chuva do último dia 28, que também gerou inúmeros transtornos, a Prefeitura iniciou atendimento às famílias afetadas em todos os nove Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do município.
A Prefeitura também está recebendo doações nos CRAS. As principais necessidades são: colchonetes, roupas limpas em bom estado para uso; lençóis; travesseiros; edredons; toalhas de banho; cesta básica; fraldas descartáveis, higiene pessoal; material de limpeza entre outros.Importante ressaltar que os objetos que forem doados estejam em bom estado e prontos para uso imediato.