Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Comemorações no dia de Yemanjá serão restritas neste ano em função da pandemia

Comemorações no dia de Yemanjá serão restritas neste ano em função da pandemia

O dia de Yemanjá é comemorado nesta terça-feira (2). Programação será realizada de maneira restrita devido os cuidados com a pandemia

As cidades da Costa do Sol terão homenagens ao dia de Yemanjá, festa religiosa e tradicional no Brasil e na região. Devido à pandemia do novo coronavírus os eventos serão restritos, obedecendo os protocolos de segurança contra a disseminação da doença.

Em Búzios, a homenagem à Yemanjá no Porto da Barra, acontece há 12 anos e vem se consolidando como produto do turismo cultural e religioso de Búzios. As celebrações na cidade acontecem sempre no primeiro sábado do mês.

Neste ano, a comemoração será no próximo sábado (6), às 17h, no Porto da Barra, no bairro de Manguinhos.

O evento vai acontecer de forma restrita, obedecendo protocolos e o distanciamento mínimo de dois metros. Obrigatório o uso de máscaras. Não terá festa, nem toques de atabaque, apenas o ritual de homenagem à padroeira. A comemoração é uma realização do Terreiro Kwê Asé de Oyá, com apoio da Prefeitura de Búzios.

Também acontecerá na cidade o Festival Odoyá em sua primeira edição, começará nesta terça-feira (2) e vai até o dia 7 de fevereiro, às 18h na Galeria Bardot.

O Festival terá diversas atrações culturais, como danças, musicais, apresentações literárias e ocupará os restaurantes que aderirem o Festival por meio gastronômico. No mesmo dia da inauguração do evento será inaugurado o Espaço Cultural João de Karolla. O Festival é realizado por Kamanafrica.

Segundo a organização, o evento terá oficinas de artes, com pinturas, artes plásticas, dentre outras. Além disso, a culinária irá homenagear as criaturas do mar.

“Atualmente a intolerância não é só religiosa, a intolerância está em tudo! Isso precisa ser banido de uma vez por todas. Se eu não como jiló não vou bater no jiló por isso. Minha família inteira é da denominação Metodista, desde o berço. Isso não nos deixa menor nem pior do que ninguém, cada um tem o direito de acreditar naquilo que lhe convém. Se você acredita que a pedra vai te fazer um milagre, cultue a pedra e seja feliz”, afirma Bebeto Karolla, filho de João Karolla.

Yemanjá, também conhecida como Rainha do Mar, é um orixá, parte das religiões de matriz africana, considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)

Os organizacores do evento: Andre Gagliano, 
Jullio Vaz e 
Zé Augustto com a relações públicas Sylvana Graça

San Island Weekend 2024: Ivete Sangalo e Claudia Leitte agitam Búzios