Nas últimas semanas, comerciantes de Búzios e Cabo Frio foram alvos de criminosos que se passavam por agentes da vigilância sanitária. As prefeituras alertam que o recolhimento de qualquer imposto, taxa, multa e juros são sempre pagas através de guias junto à Secretaria de Fazenda ou Finanças. Além da extorsão, a população deve ficar atenta para não informar dados pessoais.
A mesma situação ocorreu em Rio das Ostras no mês de junho.
O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, publicou um vídeo em sua rede social e do município alertando a população e comerciantes: ” Nós vamos colocar a polícia para prender esse facínora”.
As secretarias das cidades destacam que os verdadeiros profissionais atuam sempre com uniforme e identificação funcional, não pedem qualquer garantia em dinheiro para realizar as inspeções em visitas aos estabelecimentos e não fazem ligações prévias sobre suas visitas.
Em caso de dúvida ou tentativa de golpe é possível fazer contato com a Vigilância Sanitária de Cabo Frio através do número: (22) 2644-7916.
Em Rio das Ostras, a população pode entrar em contato pelo e-mail: vigilanciasanitaria.ro@gmailmcom ou através do número: (22) 2771- 8786.
A Prefeitura de Búzios orienta os comerciantes a procurar a delegacia da cidade.