Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • Chegada do Ceasp é um marco para a economia da Região dos Lagos

Chegada do Ceasp é um marco para a economia da Região dos Lagos

Apresentação da planta do Ceasp à comitiva da AgeRio
Apresentação da planta do Ceasp à comitiva da AgeRio

Shopping Rural pretende “quebrar” a cadeia logística e facilitar a distribuição de alimentos no atacado e no varejo

Ao passar pela Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106) é possível avistar uma grande construção. Se trata do maior centro de abastecimento de alimentos e logística da Região dos Lagos e o maior privado do Brasil: o Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia (Ceasp). Com previsão de ser inaugurado em agosto deste ano, o empreendimento está na fase final da obra e chega para marcar a economia no interior do Rio de Janeiro com a “quebra” da cadeia logística de distribuição de alimentos no atacado e no varejo.

A área de 90 mil metros quadrados vai reunir no mesmo espaço o comércio de hortifrutigranjeiros, embalagens, bebidas, flores, rações, carnes, pescado, no varejo e no atacado, além de restaurantes e outras opções de serviço. Na semana passada, a reportagem da Prensa esteve nas instalações CEASP durante uma visita do presidente da AgeRio, André Vila Verde e do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel. Na ocasião, os sócios-empreendedores do projeto, Paulo Machado e Gustavo Scarambone apresentaram o local, que está em fase final de obras. A implantação do projeto conta com financiamento de R$ 4,04 milhões da AgeRio e pretende gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos.

Sócio-empreendedor do projeto, Paulo Machado.

Um dos sócios-empreendedores do projeto, Paulo Machado, explicou que a ideia surgiu de José Carlos Scarambone, pai de Gustavo, sócio do empreendimento, que enxergou o negócio como uma grande oportunidade para o interior do Rio, mas infelizmente ele morreu antes de ver o projeto executado. Até o início da construção foram muitas pesquisas de mercado com consultoras renomadas como a PWR e depois a JSPP.

“É uma área muito privilegiada que abrange um número muito grande de habitantes e municípios. São 20 em um raio de cerca de 80km, mais ou menos. Estamos em uma posição geográfica que facilita a distribuição de alimentos”, explicou Paulo Machado, destacando ainda que “grande parte da mercadoria que vem para o interior do Estado passa pela BR (101) e vai descarregar no Estado Rio. Grande parte vem do Espírito Santo, Minas, Sul da Bahia. É o que alimenta a parte de frutas, o hortifruti… Aqui nós estamos em uma posição privilegiada, vamos ‘quebrar’ essa cadeia e baratear a parte de frete e logística. Além de atender grande parte dos municípios do interior”, completou.

O empresário acredita que o que vai motivar a procura e tornar o local atrativo são os preços mais baixos que serão oferecidos, principalmente pela economia com frete, o que encarece a mercadoria.

“Hoje uma parte bem importante que compõe o preço da mercadoria é o frete. A gente sabe como estão nossas estradas, o custo para rodas, o custo do diesel, e, nesse caso, estaríamos economizando alguns quilômetros nessa distribuição. Nesse ponto será efetivo o preço da mercadoria e da comodidade do nosso cliente”, destacou Paulo Machado.

Além da localização, outro ponto que chamou a atenção dos investidores é a facilidade que o município de São Pedro da Aldeia tem proporcionado para instalação de empreendimentos maiores na cidade.

“A cidade nos recebeu de braços abertos. O município tem atraído muitos investidores, como exemplo temos aqui ao lado um condomínio industrial. Isso porque a Prefeitura entendeu que é uma forma de gerar economia. Isso para o município é muito importante para o desenvolvimento, geração de mais empregos e, também, mais imposto para a cidade”, pontuou Paulo Machado.

Visita às instalações CEASP

Geração de emprego

A estimativa é que a partir da operação, o Ceasp gere mais de dois mil empregos diretos e indiretos pelos comércios que se estabelecerão no local. O espaço conta com 156 boxes e 28 lojas e estacionamento. Faltando um pouco mais de um mês para a inauguração, 70% dos boxes já estão ocupados, segundo os sócios.

Por conta da pandemia, as vendas têm ocorrido de forma online, seguida de visita técnica. Em um segundo momento, o projeto vai contemplar a construção de um mercado e um truck center, agregando ao local o funcionamento de um Shopping Rural.

A ideia é atender a população das regiões dos Lagos, bem como Serrana e Norte Fluminense do Rio de Janeiro, além de outros estados, como Espírito Santo e Minas Gerais. A inauguração do Ceasp será em agosto.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

proteto Búzios

Manifestação contra ausência de juízes em Búzios

Foto: João Barreto

Macaé garante serviços gratuitos aos Pets

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu