A programação será realizada na quarta-feira (4), das 10h às 12h, no Auditório Cláudio Ulpiano, bloco A, da Cidade Universitária. Na oportunidade, será lançado em Macaé o Prêmio ‘Educar com Equidade Racial e de Gênero’. O objetivo da formação é apresentar ações já ganhadoras da premiação, além de orientar as unidades municipais e professores interessados em participar do processo de concurso ao prêmio.
Estão abertas até quarta-feira (4) as inscrições para o encontro formativo Educar com Equidade Racial e de Gênero através do link. Podem se inscrever até o dia do evento, professores e gestores em todos os níveis de ensino, que buscam a equidade e igualdade étnico-racial e de gênero na Educação Básica. A proposta é apoiar e dar visibilidade às iniciativas pedagógicas desenvolvidas e destacar as iniciativas e práticas atreladas à temática do Prêmio nacional.
A programação é uma parceria do Centro de Formação Continuada Professora Carolina Garcia e a Coordenação de Igualdade Racial da Secretaria de Educação. Segundo a Coordenação do Centro de Formação Continuada Professora Carolina Garcia, diante das inúmeras ações já realizadas pelas unidades escolares do município de Macaé, a rede municipal foi escolhida para receber a palestra e assim incentivar a inscrição no concurso, com ações já realizadas nos anos de 2023, além de possíveis projetos a serem desenvolvidos no ano de 2024. Durante a programação serão repassadas informações para participar do prêmio.
Durante o encontro haverá palestra da professora doutora Graça Gonçalves (UFF e consultora CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades -, responsável pela divulgação do edital no estado do Rio de Janeiro., além de Janete Vilela de Paschoa e Andrew César Carneiro (também membros da CEERT). A equipe do Centro de Formação Carolina Garcia, também é responsável por documentar a história da Educação do município. A Cidade Universitária fica na Avenida Aluísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.