Menu

Cidades

Caged aponta recuperação do mercado de trabalho em Búzios

Os setores de serviço e comércio receberam maior número de contratações. Foto Matheus Coutinho.
Os setores de serviço e comércio receberam maior número de contratações. Foto Matheus Coutinho.

Em 2021, mais de 1.400 empregos formais foram gerados no município

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado esta semana, apontou a recuperação do mercado de trabalho em Búzios. O município fechou o período entre janeiro e dezembro de 2021 com o saldo de 1.412 vagas de trabalho criadas, diferentemente do ano anterior que terminou negativado com 970 desligamentos.

Ao longo dos 12 meses, os setores mais aquecidos foram o de serviços com 4.733 admissões, saldo de 919; e o do comércio com 1.990 contratações, saldo 458. Os dados divulgados pelo Caged são compilados com base na plataforma Retratos Regionais, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Das vagas criadas em 2021, 363 contratações foram por meio do Balcão de Empregos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda. Segundo um levantamento da pasta, durante o ano passado, foram realizados 8.262 atendimentos e recebidos 2.774 currículos.

Segundo a secretária da pasta, Joice Costa, os números são reflexos da retomada da economia, que foi tão afetada pela Covid-19 nos últimos dois anos.

Balcão de Empregos também realiza ações itinerantes nos bairros. Foto divulgação

“Eu acredito que as flexibilizações em 2021 foram significativas para a cidade. Houve um controle maior da pandemia com as ações na saúde referentes o início da vacinação, abertura das tendas de triagem da Covid-19, as pessoas se sentiram mais confiantes para sair de casa. Além do aquecimento dos empreendimentos turísticos, hotéis e pousadas, que usaram Balcão de Emprego. Tivemos um link direto com os empresários para absorção de moradoras da cidade no mercado de trabalho. As pousadas funcionando a 70 a 80% de ocupação possibilitou a contração de trabalhadores. Agora para o Carnaval a gente está com previsão de 70% de quartos ocupadas, que já indica maior contratação. Eu atribuo também a abertura de empreendimentos comerciais, como farmácia, lojas de material de construção, entre outros, e também do setor de alimentação com reabertura de restaurantes”, destacou a secretária.

Os currículos podem ser enviados pelo WhatsApp (22) 99911-1092 ou se dirigir à sede da Secretaria, na Travessa dos Pescadores, nº 111, Centro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura