Por Lucas D’Assumpção
Nos próximos dias 10 e 11 de dezembro, em Mangaratiba, a equipe de futebol americano de praia, o Cabo Frio Rocks, irá representar a Região no Costa Verde Bowl, tradicional torneio da modalidade do estado. A equipe vai em busca do terceiro título consecutivo.
O quarterback (lançador) da equipe, Lucas Ferreira, mostra confiança nos treinamentos e acredita no tri campeonato do time. “A expectativa é boa, a gente espera trazer o tricampeonato pra Cabo Frio. A rivalidade é grande também, a gente vai enfrentar no primeiro jogo os Falcões, que é um time que já tem uma história contra o Rocks, que a rivalidade é pessoal e do time todo já tem uma richa e a gente está se preparando, treinando bem… o Rocks está com um time forte e renovado. Vamos em busca do título”, disse Lucas Ferreira.
Ao longo de diversos torneios, a equipe criou uma rivalidade muito grande com os Falcões, que se tornou um dos jogos mais esperados dos campeonatos realizados. E um dos primeiros jogos do Costa Verde é justamente Cabo Frio Rocks x Falcões. O middle linebacker (defesa), Leo Prado, acredita em um jogo difícil já na primeira partida, por se tratar de um clássico do FA de praia. “Os Falcões é um time que já vem com uma rivalidade muito grande com o Rocks e a gente já se enfrentou em algumas vezes, como o campeonato de Saquarema, Carioca Bwol… a rivalidade é muito grande. Tem jogadores lá que jogam bem, é um time forte também. Por isso a gente está treinando muito pra enfrentar os caras. Eu espero a vitória do Rocks”, comentou Leo.
O Cabo Frio Rocks, foi criado em janeiro de 2009, nasceu por acaso, através de um grupo de amigos que queria apenas disputar umas ‘peladas’ na Praia do Forte durante o verão. A modalidade, pouco comum na região, chamava a atenção de quem passava pela orla, e em pouco tempo, mais e mais pessoas se sentiram atraídas pelo esporte e foram aderindo ao grupo.
Cerca de três meses após o início das atividades, os integrantes decidiram que o time seria mantido de forma mais organizada, com o intuito de entrar no cenário carioca. Durante as primeiras semanas, a equipe passou por dificuldades em relação ao número de jogadores, já que os atletas também se desdobravam entre estudo e trabalho.
Após seis anos de muita dedicação e aprendizado, o Cabo Frio Rocks se tornou referência, e já acumula os seguintes títulos: Bi Campeão Saquarema Bowl (invicto), Campeão Niterói Bowl (invicto), Campeão Mangaratiba Bowl (invicto), Campeão Litoral Bowl (invicto), além de ter sido eleito o melhor time, melhor ataque e melhor defesa do campeonato Carioca 2015 (invicto). Atualmente, a equipe ostenta o recorde pessoal de 20 vitórias consecutivas.
O treinador Felipe “Frajola”, que também é jogador da equipe, mas se encontra lesionado, defende a tática como uma forma de vencer o adversário. “As noções táticas do futebol americano variam entre jogadas. A formação é feita do ataque é de acordo com o desenho feito da defesa e assim vai. A formação que o adversário vem também interfere no tipo de ataque ou defesa que a gente faz. Se ganha jogo por aí”, disse Frajola.