Associação Esportiva sem fins lucrativos tem o objetivo de fomentar o esporte de Vela no município
Considerado um dos melhores lugares para velejar, o Búzios Vela Clube (BVC) completa 22 anos esta semana. Fundado em 1999, o Clube é uma Associação Esportiva sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a atividade de Vela no município.
O BVC é reconhecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro por prestar serviços à Vela, além de sediar algumas competições importantes no meio esportivo, como: 2 mundiais; 10 Sul Americanos; 29 campeonatos brasileiros; 26 estaduais.
Neste ano, o BVC fez parte da preparação de três das oito tripulações de vela que levaram o Brasil para as Olimpíadas de Tóquio. Dentre os nomes que treinaram no local estão as bicampeãs na categoria RS:X feminino, a Martine Grael e Kahena Kunze.
O Clube também é responsável pela formação de vários jovens pela escola de Windsurf e Barcos à Vela. O local também é point de laser, dingue, day sailer, flash, microtoner, hobbie cat e outras classes.
Atualmente, o Clube entrou na era do Foil, chamada de Wing Foil. O novo esporte aquático é feito por uma prancha de foil, de quilha comprida e fina, o que permite ao praticante ficar completamente fora da água com auxílio de uma asa inflável que é direcionada com a mão. O esporte explodiu na Praia de Manguinhos e o BVC se tornou um point também para a prática.
O local vai promover um Campeonato Brasileiro de WF na próxima semana, nos dias 28 e 31 de agosto.
O BVC fica localizado na Rua Maurício Dutra, n° 303, em Manguinhos. Pode ser contatado pelo e-mail [email protected].
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.