O 1º Encontro de Numismática e Multicolecionismo será nos dias 15, 16 e 17 de setembro, das 9h às 19h, no Espaço Cultural Zanine. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico e terá entrada franca.
O encontro terá palestras para os alunos da rede municipal e colecionadores, exposição de fotografias de moedas do mar, exposição de antiguidades, noite de autógrafos dos livros: “Dinheiro no Tempo” e “Moedas Obsidionais Holandesas no Brasil”, além de numismatas disponíveis no local para fazer avaliação e comercialização de moedas, cédulas e medalhas.
Os interessados em expor antiguidades como amostras, vendas ou trocas devem procurar a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, que funciona no Espaço Cultural Zanine, de 1º a 5 de setembro, das 8h às 17h.
O numismática (do grego clássico νόμισμα – nomisma, através do latim numisma, moeda) é a ciência que tem por objetivo o estudo das moedas e das medalhas. O evento vai reunir colecionadores da região visando aproximar diferentes gerações destacando a valorização de objetos históricos.
Programação
– Dia 15/09 – Quinta-feira
16h – Abertura do evento
17h – Palestras para alunos da rede municipal de ensino com Felipe Rocha – presidente do Clube Numismatico de Teresópolis e Numismata, e a escritora Telma Cristina Soares.
18h – Noite de autógrafos – “Dinheiro no Tempo”, de Thelma Soares; e “As Moedas Obsidionais Holandesas no Brasil, de Hilton Lúcio.
-Dia 16/09 – Sexta-feira
10h – Palestra: “A Casa da Moeda de Vila Rica e Ouro Pereto”, com Hilton Lucio
Dia 17/09 – Sábado
Palestras:
-Às 14h – “A História do Dinheiro”, Telma Cristina Soares
-Às 16h “Introdução a Numismática”, com Felipe Rocha.
Durante todos os dias estarão disponíveis numismatas no local para fazer avaliação de moedas e cédulas e medalhas.