Os municípios da Região dos Lagos, com maior ênfase em Búzios, estão sofrendo com os inúmeros casos de escorpião amarelo encontrados pelas cidades. Com o intuito de garantir a segurança dos moradores e visitantes, a Prefeitura de Búzios passou a oferecer soro antiescorpiônico no Hospital Municipal Rodolpho Perrisé (HMRP) desde o dia 18 de março. Segundo a assessoria de comunicação do município, até o momento nenhuma dose precisou ser ministrada.
Com o novo terror sendo vivenciado dentro de casa nas cidades, o medo de encontrar o animal peçonhento se tornou comum em Búzios. Durante os meses de fevereiro e março, a infestação de escorpiões dominou a cidade. Devido as altas temperaturas e aumento da umidade característicos do verão, os ambientes da região se tornaram propícios para a proliferação da espécie.
Desse modo, os municípios passaram a registrar inúmeros casos de encontros inesperados com o aracnídeo. Com o fim da temporada de calor, felizmente também houve uma diminuição considerável do numero de casos registrados na cidade. Apesar da iniciativa da Prefeitura de Búzios de oferecer o soro, nenhum morador ou visitante precisou utiliza-lo até o momento.