Search
Degradê com CSS

Búzios: PL prevê multa para descumprimento da lei de prioridade de marcação de consulta

Tel
 

Existe uma Lei Municipal de Búzios, que estabelece prioridade nas marcações de consultas médicas e nas autorizações de exames para pacientes idosos, gestantes, portadores de deficiência física e/ou de doenças crônicas. Trata-se da Lei 904, de 8 de dezembro de 2011, de autoria do vereador Lorram Silveira.

 
Essa lei prevê que a consulta médica desses pacientes prioritários deve ser marcada no máximo em 7 dias; enquanto o prazo para autorização de exames é de 5 dias, quando não for em caráter de urgência; e de 48 horas, em exames urgentes, contados a partir da data da consulta.
 
Na sessão ordinária desta quinta-feira (2) a vereadora Gladys Nunes propõe alterar essa lei, através do Projeto de lei 60/2018. Na proposta a vereadora acrescenta que as consultas médicas, mencionadas na Lei 904, poderão ser marcadas por telefone, desde que haja regulamentação do Poder Executivo. E estabelece multa diária de 1000 UPFM (Unidade de Padrão Fiscal do Município) ao gestor da Secretaria de Saúde que descumprir a lei.
 
Eu trouxe aqui de novo a proposta de agendamento por telefone e que fique bem claro que eu não estou propondo criação de 0800, mas que seja regulamentada a marcação de consultas médicas por telefone (para este grupo que tem prioridade). Estou propondo também que o Conselho Municipal de Saúde fiscalize e julgue as denúncias e casos omissos em relação aos idosos. O Conselho já tem essas atribuições, porém estou enfatizando que ele seja o voto decisivo em qualquer queda de braço entre o Executivo e o usuário da saúde pública.”, explica Gladys.
 
O PL 60/2018 foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça na sessão de hoje.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Documentário celebra 20 anos do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival

Macaé abre 302 vagas de trabalho em diversas áreas

Adeus a Gabriel Peixoto, um mineiro buziano

Julgamento de Carlos José de França pelo assassinato de Florencia Aranguren será em abril

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!