Búzios aprova Lei que institui Programa Municipal de Educação Ambiental

Projeto tem como objetivo difundir o conhecimento ambiental, desenvolvimento sustentável e a conscientização acerca dos recursos naturais

O Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) e o Núcleo de Educação Ambiental (NEA-Búzios), foram instituídos no município. De acordo com informações da Câmara Municipal, a proposta foi aprovada em sessão extraordinária no dia 30 de dezembro de 2020. De inciativa do Poder Executivo, a Lei 1.614 , de 7 de janeiro de 2021, foi sancionada pelo prefeito e publicado no Boletim Oficial 1.057.

Segundo as informações, o ProMEA tem como objetivo difundir o conhecimento ambiental, o desenvolvimento sustentável e a conscientização social a respeito da conservação dos recursos naturais. Estas ações serão feitas através de estratégias administrativas educacionais.

De acordo com o documento, o NEA-Búzios será composto por educadores da Secretaria de Educação e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os membros do núcleo serão escolhidos através de uma Portaria conjunta dos gestores das pastas de Educação e Meio Ambiente.  

O ofício informa ainda que as secretarias envolvidas com o ProMEA vão providenciar um espaço físico para instalação do Núcleo, onde acontecerão as atividades relacionadas ao projeto.  

Segundo a Lei, as ações, projetos e atividades do NEA-Búzios serão custeadas pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA), que tem o orçamento de R$ 2.796.441,12 para o ano de 2021.  

De acordo com informações da prefeitura divulgadas em dezembro, o projeto foi elaborado por uma comissão composta de representantes do poder executivo municipal e de entidades civis. A configuração contou com a participação das associações quilombolas da Baía Formosa e da Rasa, do Núcleo Ecológico de José Gonçalves, da Colônia de Pescadores, e secretarias de Educação, Meio Ambiente, e Turismo.  

Segundo o órgão municipal, o ProMEA é uma exigência do estado, requisito para incrementar o ICMS Ecológico (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a partir de 2021. Municípios que tiverem o Programa de Educação Ambiental instituído por lei, pontuarão no quesito Educação Ambiental, um dos mais importantes do ICMS Ecológico. 

PRENSA 970X250 GOOGLE CONTEMPLADO INTERTEXTO BARRA
Comentários

Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen windows 10 satın al windows 10 pro satın al