A Associação Civil Village Praia das Caravelas (ACVPC), o Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA), a APA Pau Brasil (ECOPRAIA), o Búzios Espiritualidade Hotel (BEH), e o Condomínio Flat Caravelas (FLATS) uniram forças em uma solicitação urgente à Prefeitura de Búzios.
A carta enviada ao prefeito, Alexandre Martins, destaca a necessidade de medidas para garantir a segurança viária e a preservação ambiental na Estrada das Caravelas, especialmente no trecho que acessa a Praia das Caravelas, situada na Área de Preservação Ambiental (APA) do Pau Brasil.
A região, conhecida pela biodiversidade e pela presença de espécies ameaçadas de extinção, de acordo com a associação, enfrenta desafios relacionados à segurança tanto para os animais quanto para os moradores e visitantes.
O documento enviado ao poder executivo, propõe a instalação de quebra-molas ao longo da estrada, acompanhados de placas de sinalização indicando o limite máximo de velocidade de 40km/h. Além disso, sugerem a colocação de placas identificando os animais que habitam a região, em semelhança às ações realizadas pela Prefeitura na Estrada Cabo Frio-Búzios.
Uma sugestão inovadora do grupo é a possível implantação de pontes ou túneis verdes ao longo da Estrada das Caravelas. Essas estruturas, integradas ao ambiente natural, são projetadas para minimizar impactos sobre a biodiversidade, permitindo a passagem segura de animais, contribuindo para a preservação das espécies e para a segurança viária.
Sobre as reinvindicações para o bairro, foi solicitado informações para a Prefeitura de Búzios e aguardamos um posicionamento.