Valor foi referente ao primeiro dia da circulação da moeda no bairro Manoel Correia
Após o lançamento da moeda social “Itajuru” na sexta-feira (29), em apenas um dia cerca de R$ 12 mil já estavam circulando no comércio do bairro Manoel Correia, local contemplado nesta primeira fase da moeda. O valor movimentado foi divulgado pela Prefeitura de Cabo Frio, e referente ao levantamento dos 75 estabelecimentos cadastrados para receber o pagamento por meio da moeda. Ao todo, 500 famílias foram beneficiadas com o cartão no valor de 200 itajurus.
Para utilizar o cartão e efetuar as compras, os contemplados devem inserir as senhas, o número de CPF cadastrado e o cartão. O valor entregue podem ser usados para comprar como alimentação, medicamento, produtos de higiene, e outros gastos que são essenciais para o cotidiano.
A moeda social é uma política pública que beneficia diretamente a vida dos moradores em situação vulnerável economicamente e movimenta o fluxo de dinheiro entre os comércios locais. A proposta da moeda é diminuir a desigualdade social e a diferença entre os pequenos comércios locais e os comércios dos grandes centros.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.