Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • Após exigência do TJRJ, professores de Cabo Frio dão fim à greve

Após exigência do TJRJ, professores de Cabo Frio dão fim à greve

Greve feita pelos Profissionais da Educação em Cabo Frio (Junho de 2020). Imagem: Redes Sociais | Reprodução
Greve feita pelos Profissionais da Educação em Cabo Frio (Junho de 2020). Imagem: Redes Sociais | Reprodução

Tribunal de Justiça afirma que o movimento da greve desrespeitou as leis vigentes. Categoria se mantém contra a decisão e ao retorno do trabalho presencial

Os trabalhadores da educação da Rede Municipal de Cabo Frio, anunciaram que a “Greve Pela Vida”, movimento que acontece desde outubro do ano passado, está encerrado desde esta segunda-feira (17). A decisão se deu após uma exigência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), proferida pelo presidente do órgão, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.

No documento, o TJRJ, descreve que a classe vem prolongando a greve “sem qualquer respeito às leis vigentes, o que torna o movimento abusivo”. Além disso, o órgão ressalta que os professores não vêm cooperando com o Município para a retomada das aulas em razão da pandemia.

O presidente determinou o fim da greve, sob pena de multa de
R$ 500 mil por cada dia de paralisação. Com isso, o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação Núcleo Lagos (Sepe Lagos) comunicou, nesta terça-feira (18), que o movimento foi encerrado “não por considerarem que a greve não era mais necessária para preservar a saúde e as vidas dos profissionais, mas sim forçados por uma autoritária decisão”.

Entenda o caso

Desde o início da pandemia, os profissionais de Cabo Frio realizam ações em defesa da classe, além de greves por curtos períodos de tempo. Na decisão judicial, o TJRJ ressaltou que o Sepe Lagos protocolizou uma informação de paralisação imediata no dia 16 de março de 2020, em razão de atraso no pagamento do salário do mês de fevereiro.

O Tribunal descreve que mesmo com os salários pagos, recebeu uma nova notificação de manutenção da greve.

O processo foi aberto pelo então procurador-geral do município Bruno Aragutti, quando ocupava o cargo de Secretário de Fazenda do município, e o Secretário de Educação da época, o advogado Ian de Carvalho. Em 2021, a gestão municipal e o secretário de educação Flávio Guimarães deram continuidade à apuração das ações feitas pelo sindicato.

Mesmo com o fim da greve, o Sepe se mantém contra a decisão judicial e ao retorno do trabalho presencial.

“Apesar de injustamente criminalizada, a greve que a categoria manteve até ontem [segunda-feira (17)] conseguiu prorrogar tanto quanto foi possível a convocação de mais companheiros da educação para o trabalho presencial insalubre, evitando dezenas de contágios e salvando vidas. Agora, os trabalhadores serão forçados a se expor cada vez mais ao risco de morte em meio ao momento mais grave da pandemia”, afirma o sindicato.

O Sepe ainda organizou uma mobilização nesta quarta-feira (19), com a participação da categoria para a realização de um ato na Praça Porto Rocha, previsto para acontecer às 16h.

Em contra partida, o TJRJ afirma que já transcorreu quase um ano
e os professores de Cabo Frio mantiveram a greve deflagrada, deixando de notificar com antecedência mínima de 48 horas a administração Municipal.

“O direito de greve no âmbito da Administração Pública deve sofrer limitações, quando confrontado com os princípios da supremacia do interesse público e da continuidade dos serviços públicos, para que as
necessidades da coletividade sejam efetivamente garantidas. Em suma, a greve de servidores públicos deve observar as particularidades de cada atividade, visando preservar ao máximo a prestação do serviço público, especialmente na área de Educação”.

O documento completo do TJRJ pode ser conferido por meio do link. A Prensa enviou questionamentos à Prefeitura e aguarda respostas.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Divulgação

4° mutirão de doações promovido pela Rede Mãe a Mãe reúne mães e moradores em Búzios

Reprodução

Apresentador da InterTv é demitido após suspeita de assédio sexual

Prefeitura de Búzios divulga novos nomes para o secretariado

Divulgação

Show de Di Ferrero marca abertura do Campeonato de Motocross e Supercross em Búzios