Menu

Cidades

Após 3 dias, bombeiros conseguem apagar incêndio na Área de Proteção Ambiental em Cabo Frio

  • Home
  • Destaque 2
  • Após 3 dias, bombeiros conseguem apagar incêndio na Área de Proteção Ambiental em Cabo Frio
Imagens aéreas mostram área devastada pelo fogo/ Foto Bruno de Bonis
Imagens aéreas mostram área devastada pelo fogo/ Foto Bruno de Bonis

Fogo devastou uma área equivalente a 171 campos de futebol

Incêndio de grande proporção que atingiu a Área de Proteção Ambiental (APA BR) na última quinta-feira (10), em Cabo Frio, durou três dias e fez um grande estrago na fauna e flora da região.

De acordo com o Chefe Do Parque Estadual da Costa do Sol, André Ricardo Augusto, o fogo começou por volta das 18h de quinta-feira e foi controlado totalmente às 11h de sábado (12). Foram três dias de queimada e combate ao incêndio. Um helicóptero e três caminhões, além de aproximadamente 40 pessoas, trabalharam para conter a queimada.

Na manhã dessa segunda-feira (14), o Jornal Prensa de Babel recebeu imagens aéreas do local onde aconteceu o incêndio. “É surreal o tamanho da área queimada”, exclamou o cinegrafista Bruno de Bonis, piloto do drone que fez as imagens, após editar o vídeo. Segundo informações fornecidas pelo Instituto Estadual de Ambiente (INEA), cerca de 122 hectares de vegetação nativa da Area de Proteção Ambiental da Costa do Sol, chamada de “APA BR”, foram destruídas. Isso equivale a uma área equivalente a 171 campos de futebol.

Moradores das proximidades da reserva, já sentem os efeitos da devastação. “Moro aqui há mais de 2 anos e nunca recebi uma visita de micos, nos últimos dias eles tem vindo aqui sempre pela manhã. Tinha um até com um filhote nas costas”, contou Maria Flor, moradora do Condomínio dos Pássaros, localizado em frente a APA.

O biólogo Henrique Abrahão Charles explica que esses incêndios são, em sua maioria, criminosos, ocorrendo por causa de uma guimba de cigarro ou pessoas com o objetivo de invadir terras. “Essa mata não pega fogo espontâneamente. Eles queimam determinada área e o fogo acaba se espalhando incontrolavelmente”, diz. Ainda segundo o Henrique, a área devastada não será recuperada tão cedo. “A vegetação desse lugar não será recuperada nem em 100 anos e é possível que algumas espécies de plantas tenham chegado ao fim sem a possibilidade de regeneração”, afirma ele.

Apesar da grande queimada, o Chefe do Parque Estadual da Costa do Sol afirma que fez uma ronda de quadriciclo no local prejudicado e não achou nenhum animal morto em meio a mata. O biólogo complementa ainda, que é necessário que a Prefeitura e o estado ampliem a fiscalização de forma que impeça a invasão das áreas de Proteção, para ele, principal motivo dos incêndios.

A equipe de jornalismo do Prensa de Babel entrou em contato com a Prefeitura e aguarda um posicionamento.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Cabo Frio recebe no sábado (11), ação social “Cras na Praça”

Tragédia no Rio Grande do Sul: Búzios se mobiliza em solidariedade

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios

Vânia de Brito estreia monólogo em Búzios