Search

Ações do Procon Búzios fiscalizam serviços durante o verão

procon praia 1
Procon Búzios na agência da Caixa Econômica de Geribá

O órgão de Defesa e Proteção do Consumidor, Procon Búzios, inicia o ano visitando locais de alto fluxo da cidade a atendendo a reclamações em estabelecimentos comerciais, bancos, quiosques e restaurantes nas praias, fiscalizando os serviços oferecidos.

A agência da Caixa Econômica de Geribá, por exemplo, foi alvo de uma operação do Procon, na última quinta-feira (10). A equipe de fiscalização recebeu a denúncia que a agência bancária estava sem envelopes, necessários para realizar depósitos, além de apresentar falha no sistema no dia 04 de Janeiro, o que deixou os consumidores sem sistema e sem acesso às operações bancárias.

A gerente responsável pela agência informou que tais falhas ocorreram por força de um pico de energia elétrica, que teria danificado um componente elétrico e comprometido a rotina do expediente bancário.

O Procon Búzios informou que não foram encontradas defesas por parte da Caixa Econômica às reclamações registradas no livro de reclamações , preenchidas pelos clientes, dentro do prazo determinado por lei. A agência bancária foi autuada por descumprir a Lei Estadual 6613/2013 e o Código de Defesa do Consumidor, e estarão sendo apurados todos os fatos.

Ações nas Praias

A Guarda Municipal, a Secretaria de Posturas e o Procon Búzios realizaram nos dias 11, 12 e 13 de Janeiro uma operação de fiscalização aos quioques e restaurantes das praias de João Fernandes e Geribá, em Armação dos Búzios.

A iniciativa faz parte da Operação Verão Legal 2019, que visa avaliar a condição dos estabelecimentos que atendem os turistas e moradores em diversos quesitos. A equipe orientou os donos dos estabelecimentos sobre a obrigatoriedade do livro de reclamação, do exemplar do Código de Defesa do Consumidor, da exposição de cartazes informativos e tabela de preços, além do certificado de potabilidade da água oferecida.

Além dos citados, os restaurantes e bares precisam ter seus cardápios com informações obrigatórias e escritos em português, inglês e espanhol.  Outro ponto importante é o aviso ao pagamento facultativo de 10% aos consumidores, conforme previsto em lei.

Os estabelecimentos deverão atentar à proibição de cobranças de consumo mínimo de mesas, cadeiras, guarda sol e aos preços abusivos, uma das principais reclamações do turista nessa época do ano.

A fiscalização concedeu o prazo de 5 dias para que os estabelecimentos que se encontravam  em desacordo cumprissem as exigências, devendo retornar aos locais visitados para verificar se as devidas providências foram tomadas.

Procon Búzios nas Praias

 

 

 

 

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Búzios terá três novas secretarias: foco em segurança pública e economia

MPRJ denuncia homem por homicídio qualificado após atropelamento fatal em Búzios

Prefeito de Cabo Frio canta funk para alertar sobre proibição de caixas de som nas praias

Cristiano Marques assume novo protagonismo no turismo de Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima